O Café Concerto deste fim de semana vai apresentar os principais sucessos da banda Beatles. O programa será transmitido na rádio Atlântico Sul FM 105,7, neste sábado (29), às 9h, com reprise no domingo (30), às 10h.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O Começo
The Beatles foi uma banda de rock, formada na cidade de Liverpool, na Inglaterra, em 1956. John Lennon (vocalista, guitarrista e compositor), George Harrison (guitarrista e vocalista), Paul Mc Cartney (baixista, compositor e vocal) e Ringo Star (baterista) eram os músicos que faziam parte deste grupo. O nome inicial da banda era Silver Beetles, fazendo uma referência a besouros. Porém, por sugestão de John Lennon, a banda passou a se chamar The Beatles, pois a palavra inglesa “beat” significa ritmo ou batida.
As músicas dos Beatles e de John Lennon fazem grande sucesso até hoje e são ouvidas por jovens e adultos.
O Sucesso da banda
A banda inglesa fez sucesso mundial com suas músicas, principalmente na década de 1960. O estilo revolucionário que implantaram no cenário musical era o que mais chamava atenção. Eram canções com letras marcantes e efeitos de guitarra fortes. As letras atingiram os jovens, pois eram contestadoras e revolucionárias para a época. O estilo visual também revolucionou o cenário musical. Os jovens de Liverpool usavam cabelos compridos, roupas de cores fortes, anéis e outros adereços.
O sucesso foi tão grande que no ano de 1965 foram recebidos pela rainha Elizabeth II, da Inglaterra, e receberam medalhas da Ordem do Império Britânico. Da música foram para o cinema e, em 1967, lançaram o filme “Help!”. A beatlemania espalhou-se pelo mundo inteiro, fazendo sucesso inclusive no Brasil. Produziram também outros filmes: A Hard day’s night e Magical Mistery Tour.
O Início da crise
A banda começou a entrar em crise, em função de divergências empresariais, no final dos anos 60, terminando em 1970.
Em 1969 o grupo grava seu penúltimo álbum “Abbey Road”. Em setembro, Lennon anunciou sua saída da banda. No dia 10 de abril de 1970, Paul anunciou para o público, o fim da Banda, uma semana antes do lançamento de seu primeiro álbum solo. O motivo do fim do grupo ainda é cercado de mistérios.
John Lennon seguiu carreira solo, com participação de sua esposa Yoko Ono. Porém, em dezembro de 1980, foi assassinado por um fã, ao entrar em seu prédio na cidade de Nova Iorque. Morria um dos maiores músicos de todos os tempos.
Leia mais | “Claro que eu me arrependi”, diz Joana Prado sobre Feiticeira
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<