Ícone da MPB completou 80 anos no dia 26 de outubro.
Café Concerto deste final de semana celebra os 80 Anos de Milton Nascimento
O Café Concerto desta semana vai celebrar os 80 anos de Milton Nascimento, apresentando os principais sucessos do artista. O programa será transmitido na rádio Atlântico Sul FM 105,7, neste sábado (5), às 9h, com reprise no domingo (6), às 10h.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Reconhecido mundialmente como um dos mais influentes e talentosos músicos da Música Popular Brasileira, Milton Nascimento é um cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro. Carioca de nascimento, mas mineiro de coração, tornou-se conhecido nacionalmente, quando a canção “Travessia”, composta por ele e Fernando Brant, ocupou a segunda posição no Festival Internacional da Canção, de 1967.
Milton nasceu em uma favela do bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro. Filho da empregada doméstica Maria do Carmo do Nascimento, que fora abandonada grávida por seu primeiro namorado. Maria do Carmo registrou o filho como mãe solo. Mesmo muito pobre, tentou criar Milton, com ajuda de sua mãe, viúva, também empregada doméstica, mas, ainda muito jovem, entrou em depressão, e morreu de tuberculose antes de Milton completar dois anos. Milton ficou entregue aos cuidados da avó. Uma das duas filhas do casal para o qual sua avó trabalhava, a professora de música Lília Silva Campos, era recém-casada e não estava conseguindo engravidar. Imediatamente, Lília apegou-se a Milton e propôs adotá-lo.
Foi apelidado de “Bituca” ainda criança, por fazer um bico quando estava contrariado, numa referência aos índios botocudos. Milton começou a gostar de música por influência da mãe, que havia estudado com Villa Lobos. Aos quatro anos, ganhou uma sanfona de dois baixos, e desde cedo explorou sua voz. Aos 13 anos, era crooner do conjunto Continental de Duilio Tiso Cougo, grupo musical de baile de Três Pontas.
Discografia de Milton Nascimento
Milton Nascimento já gravou 34 álbuns. Tem como parceiros e músicos que regravaram suas canções, nomes como: Chico Buarque, Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Fafá de Belém, Simone e Elis Regina. Já recebeu 5 prêmios Grammy, sendo um Grammy Award de Best World Music Album in 1997. Milton já se apresentou na América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África.
Em 2010, Milton Nascimento foi o homenageado do Festival Internacional de Corais (FIC) de Belo Horizonte. No encerramento do festival Milton esteve presente e recebeu uma homenagem de mais de mil vozes que cantaram uma composição de Fernando Brant e Leonardo Cunha “A Voz Coral” feita especialmente para o homenageado. Já em 2016, a escola de samba Tom Maior fez de Milton seu enredo para o desfile de 2016 com tema: Travessias de Milton Nascimento, em homenagem aos seus 50 anos de carreira e uma festa com participações do grupo KLB, Sandra de Sá, Fat Family e Erikka Rodrigues.
Atualmente, Milton apresenta a turnê de despedida dos palcos, A Última Sessão de Música, em que revisita os principais momentos de sua carreira no País.
80 Anos de Milton Nascimento
O cantor e compositor Milton Nascimento completou 80 anos no dia 16 de outubro e ganhou uma homenagem de Ludmilla, que regravou o sucesso Maria, Maria. Nascido no Rio de Janeiro e tendo vivido a maior parte da vida em Minas Gerais, Milton conquistou o Brasil com o hit Travessia, escrito por ele e Fernando Brant, sendo destaque no Festival Internacional da Canção de 1967.
O grupo Clube da Esquina levou Nascimento aos quatro cantos do País, em que tocou com músicos como Lô Borges, Wagner Tiso e Beto Guedes. Com mais de cinco décadas de carreira, Bituca, como é conhecido no meio artístico, deu sua voz a canções que marcam a música popular brasileira, como Nada Será Como Antes, Canção da América, Para Lennon e McCartney, O Trem Azul, Nos Bailes da Vida e Amor de Índio.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.