HOMENAGEM

Café Concerto deste fim de semana apresenta os principais sucessos de Gal Costa

Programa da rádio Atlântico Sul FM 105,7 presta uma homenagem à grandes nomes da música semanalmente

Compartilhe:
18 de novembro de 2022
Portal GCMAIS

A rádio Atlântico Sul FM 105,7 homenageará a cantora Gal Costa na edição do Café Concerto deste fim de semana. O programa será transmitido na rádio neste sábado (19), às 9h, com reprise no domingo (20), às 10h. A artista baiana faleceu aos 77 anos no dia 9 de novembro deste ano. Ela passou por uma cirurgia na fossa nasal direita e ficaria fora dos palcos até o final de novembro.

Café Concerto deste fim de semana apresenta os principais sucessos de Gal Costa
Foto: Divulgação

A voz de Gal Costa era considerada uma das mais bonitas e ousadas vozes da MPB e foi eleita como a sétima maior cantora brasileira pela revista Rolling Stone Brasil. Confira mais sobre a trajetória da artista.

Início

Gal Costa estreou nos palcos aos 19 anos cantando em um espetáculo de teatro em Salvador ao lado de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Tom Zé. No ano seguinte, ela deixa a capital baiana para viver no Rio de Janeiro. Lá, Gal participa de diversos festivais de música. O primeiro LP, ‘Domingo’, foi lançado em 1967, ao lado do também estreante Caetano Veloso. Em 1968 participou do disco ‘Tropicália ou Panis et Circencis’.

A canção ‘Baby’ seu primeiro grande sucesso solo, se tornou um clássico. Gal lançou o primeiro disco solo, Gal Costa, em 1969, que além de “Baby” e “Divino maravilhoso” traz as músicas “Que pena (Ele já não gosta mais de mim)” e “Não identificado”, todos os grandes sucessos.

Espetáculos

Em 1971 Gal Costa realizou um dos shows mais importantes da música brasileira: “Fa-Tal”. O espetáculo, gravado ao vivo, gerou o disco que até hoje é considerado por muitos críticos como o mais importante de sua carreira, o “Fa-Tal / Gal a Todo Vapor”, que traz grandes sucessos como “Vapor barato”, “Como 2 e 2” e “Pérola negra”.

Já em 1980 Gal gravou o disco “Aquarela do Brasil”, focado na obra do compositor Ary Barroso, e que trouxe hits como “Aquarela do Brasil”. No ano seguinte ela estreou um dos mais bem sucedidos discos de sua carreira, o premiado “Fantasia”, que trouxe vários sucessos, como “Meu bem meu mal”, “Açaí”, “Canta Brasil” e “Festa do interior”. Ao longo das décadas seguintes, Gal Costa alcançou a consagração como intérprete de MPB.

Sucesso

A baiana se destacou tanto pela afinação quanto pelo timbre de voz cristalino. Ao longo de sua profícua carreira, ela já gravou mais de 40 álbuns, sendo aclamada popularmente e disputada para parcerias, por renomados compositores e artistas. Em 2012, Gal Costa foi eleita como a sétima maior voz da música brasileira pela revista Rolling Stone Brasil.

Entre seus sucessos estão músicas como “Festa do Interior”, “Bloco do Prazer”, “Meu Nome É Gal”, “Meu Bem, Meu Mal”, “Um Dia de Domingo”, “Baby”, “Chuva de Prata”, “Vapor Barato” e “Pérola Negra”.

Leia também | Gilberto Gil e famosos lamentam morte da cantora Gal Costa, aos 77 anos

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<   

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.