É no meio do ano que a capital do Paraná, considerada a mais fria do Brasil, coloca todo o seu charme invernal para jogo e, de posse das roupas adequadas para essas temperaturas – que pode chegar a bater 10o de mínima -, um passeio pelos seus parques e ruas torna-se das melhores pedidas para umas mini férias ou até uma escapada de feriado.
Museu Oscar Niemeyer, Torre Panorâmica, Parque Barigui, Jardim Botânico, Parques Tanguá e Tingui são algumas das paradas obrigatórias para todo turista e escolher um bom hotel em Curitiba vai ajudar a aproveitar ainda mais.
Abaixo, você encontra a lista com alguns bairros desta cidade, que tem uns dos ares mais puros do Brasil.
Alto da Glória
Bairro residencial e bastante arborizado, nesta região é possível encontrar opções de lazer, compras, gastronomia, casarões históricos e a facilidade de estar a passos do Estádio Couto Pereira, que pertence ao Coritiba Foot Ball Club e oferece visitas guiadas aos turistas.
Batel
Bastante perto dali, o Batel é um dos bairros mais nobres da cidade. Com agitada vida noturna, variadas festas, baladas e restaurantes, é possível encontrar programas para todos os gostos – inclusive de dia – e fazer muitos passeios a pé ou usando transporte público. É nesta região que está localizada a Praça do Japão.
Centro Histórico
Construções de valor histórico, feirinhas e uma onda boêmia, assim pode ser descrita essa parte da cidade, que tem hotéis mais econômicos e que também permite com que o viajante circule com facilidade por essa e outras partes da capital. O Largo da Ordem – e a feira do largo, aos domingos – é a principal área de interesse turístico. Também é possível visitar a Mesquita da cidade, inaugurada nos anos 70. Por ali também dá para encontrar boas cafeterias e parar para sentir a dinâmica local.
Mercês
Bairro com bom custo-benefício, reúne opções variadas de padarias, bares e restaurantes. É nessa região que também fica a Torre Panorâmica – ou Torre da Telepar -. Quem topa a subida do elevador até os seus mais de 100 metros de altura consegue uma vista privilegiada da cidade.
Centro Cívico
A maioria das sedes governamentais do estado está neste bairro, que em 2011 foi tombado como conjunto urbano e arquitetônico. É nele que estão o famoso Museu Oscar Niemeyer, que tem formato de olho, e o bucólico Bosque do Papa, em homenagem a João Paulo II, que também abriga o Memorial da Imigração Polonesa. Possui hotéis bons e com bons preços e também tem opções gastronômicas variadas, além de parques e praças para caminhar.