Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou o Dia das Mães como uma data nacional, a ser comemorada no segundo domingo de maio de cada ano.
Primeiro Dia das Mães foi comemorado no Brasil em 12 de maio; saiba mais
O Dia das Mães foi celebrado pela primeira vez no Brasil em 12 de maio de 1918, na cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. A iniciativa foi da Associação Cristã de Moços, que promoveu uma homenagem às mães na Igreja de São Paulo. A partir daí, a data começou a ser comemorada em outras cidades do país, até se tornar uma celebração nacional. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou o Dia das Mães como uma data nacional, a ser comemorada no segundo domingo de maio de cada ano.

O Dia das Mães no mundo
O Dia das Mães é celebrado em diferentes dias em todo o mundo. A maioria dos países comemora a data no segundo domingo de maio, assim como no Brasil. Alguns exemplos de países que adotam essa data incluem Estados Unidos, Canadá, México, Austrália, Nova Zelândia, Índia, China, Japão e grande parte da Europa.
No entanto, existem países que celebram o Dia das Mães em outras datas. Por exemplo, em Portugal, a data é comemorada no primeiro domingo de maio. Já na Argentina e no Paraguai, o Dia das Mães é celebrado no segundo domingo de outubro. Na Rússia, a data é comemorada no último domingo de novembro.
Em alguns países, o Dia das Mães não é comemorado em um domingo, mas sim em outras datas. Por exemplo, na Noruega, a data é celebrada no segundo domingo de fevereiro, enquanto na França, é comemorada no último domingo de maio, a não ser que coincida com o Pentecostes, caso em que a data é adiada para o primeiro domingo de junho.
História da data no Brasil
A história do Dia das Mães no Brasil remonta ao início do século XX. A data foi inspirada em uma comemoração semelhante nos Estados Unidos, que teve origem em 1908, quando a ativista Anna Jarvis promoveu um evento em homenagem à sua mãe falecida. A celebração nos EUA ganhou força e se espalhou por outros países.
No Brasil, a primeira celebração do Dia das Mães ocorreu em 12 de maio de 1918, na cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. A iniciativa foi da Associação Cristã de Moços, que promoveu uma homenagem às mães na Igreja de São Paulo. A partir daí, a data começou a ser comemorada em outras cidades do país.
Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou o Dia das Mães como uma data nacional, a ser comemorada no segundo domingo de maio de cada ano. A partir de então, a data se tornou uma das mais importantes do calendário comercial brasileiro, movimentando o comércio e gerando muitas homenagens às mães em todo o país.
Apesar de sua origem comercial, o Dia das Mães também é uma oportunidade para reforçar a importância do papel das mães na sociedade e celebrar o amor, o cuidado e a dedicação que elas dedicam a seus filhos e filhas.
Leia também | Dia das Mães: Shopping em Fortaleza vai sortear hospedagem em resort 5 estrelas no Cumbuco
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Gilberto Gil canta ‘Aquele Abraço’ com Anitta em show no Rio de Janeiro

Compositor Antônio Barros morre aos 95 anos na Paraíba

Rafaella Santos é flagrada em loja e vira alvo de deboche por compras
