ARTE CEARENSE

Gratuito: Exposição fotográfica retrata cotidiano de comunidade no rio Acaraú

A mostra é parte da Temporada de Arte Cearense e fica aberta a visitação até 20 de maio de 2023

Compartilhe:
17 de maio de 2023
Portal GCMAIS

A exposição “No Caminhar da Correnteza” retrata cotidiano de comunidade no rio Acaraú e está disponível para visitas até este sábado (20), no Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri, no Crato. A mostra foi idealizada pelo fotógrafo e professor, Antônio Aragão, e faz parte da Temporada de Arte Cearense (TAC), projeto de fomento à cultura do Ceará.

Gratuito: Exposição fotográfica retrata cotidiano de comunidade no rio Acaraú
Foto: Antônio Aragão

Nos mais de 300km de extensão, o rio Acaraú abriga histórias contadas por habitantes que guardam uma longa vida naquele lugar. Entre as imagens expostas, sempre em preto e branco, para reforçar as marcas do tempo e do trabalho nos rostos fotografados, estão lavadeiras, pescadores e moradores que fazem das margens do rio Acaraú um meio de sustento, fé e lazer.

Conforme o fotógrafo, o principal objetivo é retratar historicamente a cultura local, dando visibilidade a essas pessoas muitas vezes esquecidas pela sociedade. As obras possibilitam ainda um novo olhar para o Rio Acaraú, entendendo os problemas sanitários, educacionais e de segurança que a comunidade ribeirinha vivencia.

“Acredito que a exposição só tem sentido se for para dar a visibilidade merecida àquelas pessoas e aos seus trabalhos. A história e trajetória de cada um deles é o que inspira esse projeto”.

A busca por popularizar o acesso à arte no interior do estado também é uma prioridade para o artista.

“A arte no Brasil tem uma barreira ideológica, uma bolha de difícil acesso. No Nordeste, ou mesmo no interior dele, é triste até em pensar. Muitos artistas são esquecidos por não ter apoios como esse, do TAC, que cria a oportunidade de levar arte e cultura para a população do interior do estado. Todo o movimento cultural necessita de mais apoio e atenção”, conta.

Sobre o artista

Antônio Aragão nasceu em Sobral e cresceu na cidade de Santana do Acaraú, onde durante infância e adolescência vivenciou momentos que o inspiraram neste projeto. Interessou-se pela fotografia ainda criança. Atualmente cursa Ciências Sociais pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Sobre a Temporada de Arte Cearense (TAC)

A Temporada de Arte Cearense (TAC) é um projeto do Governo do Estado do Ceará que busca movimentar os espaços culturais do estado com propostas desenvolvidas por artistas locais. Os eventos, shows, exposições e apresentações acontecem nos equipamentos da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais da Secult Ceará e também em locais parceiros.

Leia também | Música “Traumas”, de Roberto Carlos, é considerada plágio, indica laudo

Serviço:

Exposição “No Caminhar da Correnteza” retrata cotidiano de comunidade no rio Acaraú
Local: Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri
Data: até 20 de maio de 2023 (exceto finais de semana)
Horário: a partir das 8h
Entrada gratuita!

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.