A avenida Beira-Mar de Fortaleza é palco da 22ª edição da Parada pela Diversidade Sexual. O evento acontece neste domingo (25) em alusão a junho, mês da diversidade. Na capital cearense, o evento tem presença marcante desde 1999, mobilizando a cidade e unindo celebrações pelos direitos da comunidade LGBT.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Desde o começo da tarde deste domingo, trios elétricos se misturam às cores múltiplas tradicionais da parada. Ativismo político, apresentações artísticas e performances sempre são presentes na programação e este ano não seria diferente.
Leia mais| Chacina do Curió: júri inicia votação para decidir se PMs são culpados ou inocentes
Neste ano, o tema é “Vraaahh!!! Todes nas lutas por políticas públicas: por quem se foi, por quem está e por quem virá!”. Dary Bezerra, presidenta do Grupo de Resistência Asa Branca, entidade que realiza a Parada desde 1999, falou à Jovem Pan News Fortaleza sobre a necessidade deste dia.
“O Brasil é o país que mais mata pessoas LGBTI+. O Ceará também está entre os que mais matam populações LGBTs também e as políticas públicas precisam minimizar as vulnerabilidades. Além dos homicídios, as populações LGBTs estão expostas à violência. É nossa responsabilidade levar pra sociedade discussões sobre as populações LGBTI+ que historicamente ficam ainda à margem da sociedade e, nesse sentido, a gente pauta a garantia de direitos.”
Trânsito
Mais de 80 agentes de tráfego da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) atuam na operação especial de mobilidade do evento, com a coibição do estacionamento na Beira-Mar, no trecho compreendido entre as ruas Paula Barros e José Napoleão.
A Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), por meio da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), atuará com o efetivo de 48 agentes durante evento, realizando patrulhamento por meio de viaturas, bicicletas, a pé e em motocicletas.
PROGRAMAÇÃO
15h: Concentração (em frente à Barraca O Joca)
16h: Abertura oficial da Parada com representações do movimento LGBTQIA+
16h30 às 17h30: Hora da Militância LGBT
17h30: Saída da concentração
18h: Minuto de silêncio e de protesto contra a LGBTfobia e o LGBTcídio
22h: Encerramento (antes do aterro da Praia de Iracema)
Economia
O evento conta, ainda, com a presença da Feira Empreendedora LGBT de Fortaleza, uma iniciativa que tem como objetivo promover a autonomia econômica de pessoas LGBTQIA+, oferecendo espaços de comercialização de seus produtos e serviços, bem como possibilitar a esse público momentos de interação, trocas de experiências culturais e artísticas e, consequentemente, subsidiá-las para o fortalecimento da participação política.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<