Uma Aliança Renault Nissan foi anunciada essa semana com a assinatura dos acordos definitivos, já firmados em 6 de fevereiro de 2023. A Aliança também tem a participação da Mitsubishi e visa a ampliar a colaboração na Aliança em três áreas:
- Projetos operacionais de forte criação de valor na Índia, América Latina e Europa;
- Maior agilidade estratégica, com novas iniciativas das quais os parceiros podem participar;
- Participações cruzadas reequilibradas entre o Renault Group e a Nissan e fortalecimento da governança da Aliança.
- Em relação à primeira área, os parceiros estão considerando novos projetos-chave na América Latina, Índia e Europa, para oferecer aos membros da Aliança resultados mutualmente benéficos, em grande escala e tangíveis.
Entre os projetos da Aliança Renault Nissan está a renovação do compromisso em favor das operações na Índia, a partir de novos investimentos e novos modelos de veículos. Outro objetivo importante da Aliança é o apoio mútuo para eletrificação e tecnologias de baixas emissões. Os integrantes da Aliança irão trabalhar de forma colaborativa em seus próprios projetos para entregar incrementos aos parceiros.
A Nissan deve investir até 600 milhões de euros, o equivalente a R$ 3,2 bilhões na Ampere, nova unidade do Renault Group dedicada a veículos elétricos e softwares na Europa. A empresa irá se tornar um investidor estratégico e ocupar um assento em seu conselho de administração da Ampere.
Essa oportunidade de investimento está alinhada com a estratégia de eletrificação da Nissan, criando inúmeras vantagens possíveis e sinergias que complementam os objetivos e iniciativas da Nissan na Europa e em outros mercados potenciais.
Leia também – BYD Seal – Novo sedã elétrico é o mais barato do Brasil