O apresentador Fausto Silva (Faustão) ocupava o segundo lugar na fila por transplante de coração, realizado neste domingo (27) no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O artista foi operado após os médicos do primeiro colocado recusarem o órgão. Conforme a Secretaria de Saúde de São Paulo, o sistema da Central de Transplantes do Estado apontou que 12 pacientes atendiam aos requisitos para receber o coração do doador, um homem de 35 anos da cidade de Santos.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“A equipe transplantadora do paciente que ocupava a primeira posição decidiu pela recusa do órgão e, desta forma, a oferta seguiu para o segundo paciente da seleção”, disse a pasta em nota.
Segundo o Ministério da Saúde, a recusa pode ter relação com “potenciais incompatibilidades imunológicas” entre receptor e doador. Outra opção seria a diferença de tamanho, peso e idade.
“Antes de aceitar um órgão doado, as equipes transplantadoras analisam as características do doador, para certificar-se de que se encaixam na necessidade do receptor. A condição clínica do receptor no momento da oferta da doação, possíveis incompatibilidades imunológicas, além de idade, peso e altura muito discordantes entre doador e receptor podem ser motivos de recusa”, informou o Ministério da Saúde.
Faustão passa por transplante de coração
O coração transplantado para o apresentador viajou de Santos a São Paulo de helicóptero. A aeronave decolou do estádio de futebol da Portuguesa Santista em direção ao Hospital Albert Einstein.
De acordo com o boletim médico, a cirurgia aconteceu no início da tarde desse domingo e durou cerca de duas horas e 30 minutos. “Foi iniciada a avaliação sobre a compatibilidade do órgão, levando em consideração o tipo sanguíneo B. A cirurgia aconteceu no início da tarde e durou cerca de 2h30. O procedimento foi realizado com sucesso e Fausto Silva permanece na UTI, pois as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição”, informou o comunicado.
Faustão estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o dia 5 de agosto, em tratamento contra uma insuficiência cardíaca. Por conta do quadro clínico, o apresentador entrou na fila de transplante para receber um novo coração.
Ministério da Saúde explica prioridade de Faustão
O Ministério da Saúde emitiu uma nota de atualização sobre os recentes transplantes de coração realizados no país, horas após a cirurgia de transplante de coração do apresentador Fausto Silva. A divulgação de atualizações semanais de transplantes cardíacos não é comum, mas o Ministério informou que, na última semana, entre 19 e 26 de agosto, foram realizados 11 transplantes de coração, sendo que sete deles ocorreram no estado de São Paulo, unidade federativa com o maior volume de transplantes.
A nota explicou que Faustão foi priorizado devido à gravidade de seu estado de saúde. No domingo (27), outro paciente na capital paulista também recebeu um transplante cardíaco prioritário devido à gravidade de sua condição. O Ministério da Saúde esclareceu que Faustão recebeu um coração compatível após os devidos procedimentos. Além disso, a nota destacou que, no primeiro semestre de 2023, houve um aumento de 16% no número de transplantes de coração realizados no Brasil em comparação com o mesmo período do ano anterior, totalizando 206 procedimentos.
Leia também | Ministério da Saúde divulga nota sobre prioridade de Faustão na fila de transplantes