Ícone do site Portal GCMAIS

Filme cearense está entre os finalistas para representar o Brasil no Oscar 2024

Filme cearense está entre os finalistas para representar o Brasil no Oscar 2024

Foto: Reprodução

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais revelou os filmes que disputarão a única vaga para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional na edição de número 96 do Oscar. Entre os títulos pré-selecionados estão “Noites Alienígenas”, de Sergio de Carvalho, “Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha”, de Eduardo Albergaria, “Pedágio”, de Carolina Markowicz, “Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho, “Urubus”, de Claudio Borrelli, e “Estranho Caminho”, de Guto Parente. Este último traz a marca do cinema cearense em meio à disputa pela representação da arte brasileira audiovisual no Oscar.

Um total de 28 longas-metragens foram inscritos e habilitados para concorrer à vaga, com uma eleição em dois turnos determinando os seis pré-finalistas. Em 12 de setembro, será realizada uma votação final para escolher o filme que representará o Brasil na corrida pelo Oscar 2024. A comissão responsável por essa seleção é composta por 23 membros, todos com vínculos no mercado audiovisual brasileiro, e seus votos têm igual peso. Em caso de empate, a presidência da Comissão, atualmente ocupada por Ilda Santiago, sócia do Grupo Estação e referência na indústria cinematográfica de arte no Brasil, terá o voto decisivo.

Filme cearense pode representar o Brasil no Oscar

O filme “Estranho Caminho”, dirigido por Guto Parente, segue um cineasta, David, que retorna ao Brasil durante o início da pandemia de Covid-19 e fica preso na casa de seu pai, com quem não tinha contato há uma década. Enquanto tenta se reconectar com seu pai, eventos estranhos começam a ocorrer. O filme já conquistou prêmios em festivais internacionais e agora compete por uma vaga na maior competição do cinema mundial.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood planeja anunciar a lista de indicados ao Oscar, incluindo a categoria de Melhor Filme Internacional, em 23 de janeiro de 2024, com a cerimônia de premiação agendada para 10 de março do mesmo ano. No entanto, a greve em curso dos roteiristas de Hollywood, iniciada em 2 de maio e sem previsão de encerramento, pode impactar as datas programadas pela academia, conforme relatos da imprensa especializada.

>>> Siga o GCMAIS no Google Notícias  <<<

Publicidade

Leia também | Geisy Arruda fala sobre conteúdo adulto com Andressa Urach

Sair da versão mobile