Nesta segunda-feira (18) é celebrado o Dia Nacional da Televisão. A data é relembrada todos os anos, já que a TV foi inaugurada em 18 de setembro de 1950, trazida por Assis Chateaubriand que fundou o primeiro canal de televisão no Brasil, a TV Tupi em São Paulo. A emissora era transmitida somente em São Paulo, porém, no ano seguinte, foi inaugurada a sede no Rio de Janeiro.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O aparelho foi inventado pelo escocês John Logie Baird. Em 1925, ele conseguiu obter a imagem de um rosto humano, com a definição de 30 linhas. As televisões atuais têm 500 linhas de definição. Oficialmente, seu invento foi apresentado em 1926 para os cientistas da Academia Britânica, em Londres, na Inglaterra.
Dia Nacional da Televisão
No Brasil, se comemora ainda a existência da televisão no dia 11 de agosto, em homenagem à sua padroeira, Santa Clara de Assis. Em 1958, o Papa Pio XII declarou Santa Clara como padroeira deste meio de comunicação. Entretanto, nos anos 1990, houve uma mudança no calendário. Em lembrança à primeira transmissão televisiva no Brasil, o Dia Nacional da Televisão foi modificado para 18 de setembro, através da Lei 10.255 de 9 de julho de 2001. A data já era celebrada na cidade de São Paulo desde 1993, mas com esta lei, se tornou uma comemoração nacional.
Apesar do Brasil comemorar a televisão dia 11 de agosto e 18 de setembro, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou o dia 21 de novembro como o Dia Mundial da Televisão. Nesta data, no ano de 1996, foi realizado pela primeira vez o Fórum Mundial da Televisão.
Idade das emissoras de TV no Brasil
No próximo dia 27 de setembro, a Record TV, mais antiga emissora em atividade no Brasil, completa 70 anos de história. A TV Cidade Fortaleza (canal 8.1), emissora Record TV no Ceará, celebrou seus 45 anos de fundação no último dia 30 de agosto.
- Record – 70 anos
- Cultura- 63 anos
- Globo – 58 anos
- Band – 56 anos
- Gazeta – 53 anos
- TV Cidade Fortaleza – 45 anos
- SBT – 42 anos
- RedeTV! – 23 anos
História da TV Cidade
A TV Cidade Fortaleza iniciou suas atividades em agosto de 1978, porém com o nome de TV Uirapuru, através do canal 8, vindo a se tornar TV Cidade Fortaleza em junho de 1981. Um ano depois, veio a inovação: a TV Cidade Fortaleza passava a transmitir também a programação do SBT. De segunda a sábado, o fortalezense continuava acompanhando a programação da TV Bandeirantes, mas, aos domingos, o canal 8 cedia espaço ao “Programa Silvio Santos”, que liderava a audiência em todo o País. No dia 7 de janeiro de 1987, foi assinado o contrato definitivo entre a TV Cidade Fortaleza e o Sistema Brasileiro de Televisão – SBT, uma parceria que durou dez anos.
A emissora cresceu e, em outubro de 1997, firmou parceria com a Record TV, com quem mantém uma relação de sucesso. A TV Cidade Fortaleza reformou seus estúdios e passou a transmitir, a partir de 2017, programação com qualidade de som e imagem de TV digital através do canal 8.1.
Desde então, a TV Cidade Fortaleza tem liderado o pioneirismo com uma programação eclética, inclusiva e diversificada, a exemplo dos programas Edgames, Atualiza Aí e Balanço Geral Ceará. Em seus 45 anos, a emissora se prepara para ir além: com cada vez mais tecnologia e desenvolvimento digital.
A emissora integra o Grupo Cidade de Comunicação, maior complexo de mídia do Ceará, composto ainda pelas rádios Atlântico Sul FM, Cidade FM, Jovem Pan Fortaleza, Jovem Pan News Fortaleza, Clube FM, 89 FM e Cidade AM, pelo site “Bora Viajar?!” e pelo portal de notícias GCMAIS.
Leia também | Letícia Sabatella revela diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA)
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<