Ícone do site Portal GCMAIS

Bandas cearenses AfroKaos e Procurando Kalu fazem show gratuito no Dragão do Mar

Bandas cearenses AfroKaos e Procurando Kalu fazem show gratuito no Dragão do Mar

Foto: Divulgação

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura traz nesta sexta-feira (22), a partir das 19h30, uma sequência de shows de bandas cearenses selecionadas na 2ª edição da convocatória Cena Ocupa, por meio do programa Polifonias. O evento ocorre no Anfiteatro Sérgio Motta. Trata-se do grupo AfroKaos, com o projeto “Manifesto AfroKaos”, e a banda de art rock cearense Procurando Kalu, com “Kalu parado frente ao corpo”. Com duração de 60 minutos cada, as apresentações são gratuitas e livres.

“Manifesto AfroKaos” é fruto de uma pesquisa realizada no Laboratório de Música da Escola Porto Iracema das Artes, um dos espetáculos de música que integrou a edição de 2023 da Mostra de Artes da Porto Iracema (MOPI 10). Conforme divulgado, consiste em uma experimentação sonora e visual centrada na estética afrofuturista, propondo a criação de uma nova sonoridade. As experimentações partem da mescla entre instrumentos orgânicos não-convencionais e música eletrônica, buscando, assim, uma ressignificação do passado e projetando uma ascensão periférica.

Já “Kalu parado frente ao corpo” é um álbum-levante lançado em 2022, produzido em colaboração com o Instituto Mangaio Cultural – Paulo Saburá/Engenheiro de Gravação – e o Estúdio El Shaka – Guilherme Mendonça/Engenheiro de Mix, resultado de pesquisas e experimentações da linguagem musical, atreladas à performance e às manifestações culturais presentes no sertão norte do Ceará, evocando a memória em uma perspectiva coletiva e firmando o sertão e o Nordeste como “plataforma de transição para futuros encantados”.

Conheça as bandas cearenses que se apresentam no Dragão do Mar:

A Banda AfroKaos

A Banda AfroKaos é um coletivo formado por membros do Selo do Século. Eles trazem o projeto “Manifesto AfroKaos”, que se destaca por uma performance que envolve música e elementos visuais, incorporando uma estética afrossurreal. O grupo utiliza materiais descartados encontrados nas grandes cidades, como lixo e sucatas, para criar novas possibilidades sonoras. A abordagem inclui o uso de instrumentos não convencionais de baixo custo.

Publicidade

Procurando Kalu

A banda Procurando Kalu é originária de Sobral e foi fundada em 2013. Desde 2015, têm marcado presença em festivais e plataformas de destaque na cena artística nacional, como o Maloca Dragão, Grito, Mostra AMP (Festival Pré-AMP em Recife/PE), Feira da Música de Fortaleza, Ponto.CE, Porto Dragão Sessions (Hub Cultural Porto Dragão/Music Box Brasil/TVC) e Cultura Livre (TV Cultura).

A característica marcante da banda é a exploração das ruas e suas nuances, o que se reflete em um trabalho híbrido que combina diversas linguagens artísticas. Eles levam suas performances para palcos, ruas, becos e calçadas. A força motriz por trás do trabalho do grupo, contam os integrantes, são os encontros e as experiências que vivenciam.

Sobre o Cena Ocupa

O programa Cena Ocupa está em sua segunda edição e seleciona projetos para ocupar os espaços do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura de julho de 2023 a março de 2024. Com um investimento aproximado de R$ 500 mil, essa iniciativa faz parte dos esforços para garantir a continuidade dos programas culturais no Dragão.

Leia também | Dragão do Mar divulga resultado final da convocatória da segunda edição da Cena Ocupa

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile