a partir de sexta

Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa chega ao Ceará esta semana

O festival acontece a partir desta semana em diversos municípios do Ceará, com exibição de filmes e discussões sobre cinema.

Compartilhe:
25 de setembro de 2023
Portal GCMAIS

Chega esta semana, ao estado do Ceará, o Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin), depois de passar por Portugal, Cabo Verde, Moçambique, Angola e Timor Leste. Haverá exibição de filmes no período de 29 de setembro a 6 de outubro, nas cidades de Fortaleza, Quixadá, Aracati e Redenção. O festival tem entrada gratuita.

Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa chega ao Ceará esta semana
Foto: Divulgação

Além da exibição de filmes, deverão ocorrer ainda debates, após as mostras, para discutir aspectos da produção cinematográfica e o potencial de mercado dos países de língua portuguesa. Este ano somente o Ceará e Rio de Janeiro sediarão o evento.

A abertura oficial acontecerá no dia 29 de setembro, no CineTeatro São Luiz, com exibição do filme Noites Alienígenas, do diretor Sérgio Carvalho. No dia 1º de outubro, o Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba recebe a Mostra Infantil. De 4 a 6 de outubro, a itinerância segue em Fortaleza, na Faculdade Rodolfo Teófilo (FRT) da Rede Multiversa e nas cidades de Aracati, Quixadá e Redenção.

Em Aracati, o evento acontecerá no Teatro Francisca Clotilde da Prefeitura do Aracati com realização do Centro Universitário Unijaguaribe; em Quixadá, na Casa de Saberes Cego Aderaldo; e, em Redenção, na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Nesta 3ª edição, o FESTin-Ceará tem como objetivo promover a exibição de filmes de curta e longa-metragem em caráter não competitivo, para fomentar o intercâmbio cultural entre os países de língua portuguesa. O público pretendido é variado, desde o infantil até os amantes do cinema experimental.

Com duração de quatro dias, o festival se transformará no principal palco de exibição de filmes oriundos dos países da Comunidade os Países de Língua Portuguesa (CPLP), que recentemente passou a integrar nove nações: Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Há ainda a intenção de ampliar a cooperação entre esses diferentes territórios e aprimorar o intercâmbio entre os artistas, diretores e realizadores de cinema nesses países.

Sobre o FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa

Depois de celebrar Moçambique (2010), Portugal (2011), Angola (2013), Cabo Verde (2014) e Timor Leste (2015), na sua 14ª edição o FESTin homenageou todos os membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Realizado em julho deste ano, em Lisboa, o festival contou com uma programação de setenta e quatro filmes, entre mostras competitivas, infantis, homenagens e de inclusão social, com exibição de filmes de oito países.

O FESTin-CE conta com as parcerias estratégicas do Cineteatro São Luiz, Universidade Vale do Jaguaribe, Unilab, Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba, Casa de Saberes Cego Aderaldo e Secretaria de Cultura de Quixadá. Conta ainda com apoio institucional das Prefeituras Municipais de Quixadá, Aracati, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Serviço
FESTin-Ceará – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa acontece dia 29 de setembro, em Fortaleza, e 1 a 6 de outubro, em Fortaleza, Aracati, Quixadá e Redenção. Gratuito.
Onde: Fortaleza: Cineteatro São Luiz, Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba, Faculdade Rodolfo Téofilo da Rede Multiversa. Quixadá: Casa de Saberes Cego Aderaldo. Aracati: Teatro Francisca Clotilde. Redenção: UNILAB.
Horário: 9h às 21h

Leia também | Festival de cinema internacional tem a bicicleta como protagonista

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.