A Ford Ranger HEX 6×6 ganhou fama ao ser apresentada com modificações que ampliam em quatro vezes a sua capacidade de carga em comparação com o modelo original. A empresa britânica Ricardo desenvolveu o sistema HEX, que adiciona um eixo adicional, resultando em um aumento significativo na capacidade de carga e tração. Enquanto a picape original, movida a gasolina e disponível no mercado americano, pode transportar até 864 kg, a versão modificada é capaz de carregar até impressionantes 3.800 kg. Esses números superam até mesmo o icônico modelo americano, a F-150, com a sua capacidade de 1.508 kg.
A conversão do modelo original que deu origem à Ford Ranger 6×6 apresenta uma suspensão traseira De Dion, que, segundo a Ricardo, se destaca pela sua eficiência em termos de peso e robustez. Uma característica positiva dessa modificação é a possibilidade de desacoplar a suspensão e os sistemas de acionamento, proporcionando maior flexibilidade. Além disso, existe uma variante mais acessível, a 6×4, na qual o terceiro eixo não oferece tração, mas não compromete a capacidade de carga.
No que diz respeito à motorização híbrida, a Ford Ranger HEX 6×6 combina um motor diesel V6 de 250 cv de potência com um motor elétrico de 282 cv de potência. A frenagem regenerativa recarrega a bateria durante as desacelerações, contribuindo para compensar o aumento na capacidade de carga.
O kit de transformação da versão padrão para a Ford Ranger HEX 6×6 é simples e de manutenção descomplicada, pois a Ricardo concentrou todos os componentes de alta tensão em um único compartimento. Além disso, o kit é uma atualização opcional e não exige nenhuma modificação permanente na picape, permitindo que seja removido e instalado em outro veículo sem comprometer a integridade original da Ranger.
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