Ícone do site Portal GCMAIS

Morre Michael Gambon, segundo ator que fez Dumbledore em ‘Harry Potter’

Morre Michael Gambon, segundo ator que fez Dumbledore em 'Harry Potter'

Foto: Reprodução

Hogwarts está em luto. O ator irlandês Michael Gambon, conhecido por interpretar o professor Alvo Dumbledore na saga de filmes “Harry Potter”, morreu nesta quinta-feira (28), aos 82 anos . Ele partiu de forma tranquila no hospital, conforme informou a PA Media, agência estatal de notícias do Reino Unido, citando um comunicado da família.

“Amado marido e pai, Michael morreu tranquilamente no hospital com sua esposa Anne e seu filho Fergus ao seu lado, após um ataque de pneumonia. Pedimos que respeitem nossa privacidade nesse momento dolorido e agradecemos suas mensagens de apoio e amor.”

Gambon começou a atuar no palco no início dos anos 1960 e mais tarde mudou-se para a TV e o cinema. Dentro seus papéis notáveis ​​​​no cinema incluem um líder psicótico da máfia em “O Cozinheiro, o ladão, sua mulher e o amante”, de Peter Greenaway, em 1989, e o idoso rei George V, em “O Discurso do Rei”, de Tom Hooper, em 2010.

Seu papel mais conhecido foi como Dumbledore na franquia “Harry Potter”, posto que ele assumiu no terceiro filme da série de oito filmes depois de substituir o falecido Richard Harris em 2004. Gambon minimizou os elogios por sua atuação e disse que simplesmente se representava usando “uma barba grudada e um manto longo”.

Sobre Michael Gambon

Gambon, nascido em Dublin e motivado pelos pais desde cedo a se tornar engenheiro, fez carreira nas artes, começando pelos teatros, indo para TV e posteriormente ao cinema. Seu personagem mais icônico foi o bruxo Dumbledore, ainda que tenha sido o segundo ator a vivê-lo nas telonas.

Publicidade

Rei George V – O Discurso do Rei (2010)

O ator irlandês fez parte do elenco do longa, vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2011, em aparição breve, mas pivotal: é dele o papel de Rei George V, pai do Príncipe Albert e cuja morte desencadeia comoção pública e uma dificultosa busca pelo novo monarca. Gambon integra a lista de astros do longa, que conta também com atuações de Colin Firth e Helena Bonham Carter.

Winston Churchill – Churchill’s Secret (2016)

Não bastasse ter vivido um rei, o irlandês também já foi o famoso estadista Winston Churchill para o filme de televisão Churchill’s Secret, produção da emissora ITV1 dirigida por Charles Sutridge. O longa aborda o infarto sofrido pelo primeiro ministro em 1953 e os esfrços para esconder o problema de saúde da população britânica e do mundo.

Senador – Othello (1965)

O primeiro papel cinematográfico creditado a Gambon, ainda em 1965, foi com um dos senadores na adaptação para os cinemas da peça Otelo, de William Shakespeare, dirigida por Stuart Burge. Como um dos senadores, Gambon dividiu cenas com o astro do longa Laurence Olivier. O filme foi um queridinho das premiações: foi a única adaptação shakespeariana a ter quatro atores indicados para melhor ator e atriz.

Leia também | Festival em Fortaleza tenta recorde ao cozinhar 500 quilos de panelada

>> Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile