Mauro Machado

Pai de Anitta compara ações de Lula e Bolsonaro para resgate de brasileiros em áreas de conflito

Em uma publicação no Instagram, ele fez uma espécie de colagem de notícias de diversos portais jornalísticos

Compartilhe:
16 de outubro de 2023
Portal GCMAIS

Mauro Machado, pai da famosa cantora Anitta, usou as redes sociais no domingo (15) para abordar as ações do atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro, ex-chefe do executivo nacional, em relação ao resgate de brasileiros em áreas de conflito. Ele falava, especificamente, dos recentes conflitos na Faixa de Gaza envolvendo Israel e Palestina.

Pai de Anitta compara ações de Lula e Bolsonaro para resgate de brasileiros em áreas de conflito
Foto: Reprodução

Em uma publicação no Instagram, ele fez uma espécie de colagem de notícias de diversos portais jornalísticos que destacavam as atuações dos dois políticos. Lula foi enfatizado por sua ação de pedir prioridade absoluta na repatriação de brasileiros em meio ao conflito na Faixa de Gaza, na região do Oriente Médio.

Em outra imagem, ele mostrou imagens de notícias sobre decisões de Bolsonaro em situações semelhantes. Em uma delas, o ex-presidente optou por deixar brasileiros na Ucrânia quando a guerra com a Rússia começou.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

“O momento é de reconstrução e união entre o povo brasileiro. Porém, algumas coisas precisam de destaques. Não podem passar em silêncio, porque depois é fácil dizer que não existiu a ditadura, o holocausto e torturas”, escreveu Mauro Machado.

Pai de Anitta compara governos Lula e Bolsonaro

Nesse contexto, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que continua os esforços para repatriar cerca de 30 brasileiros que estão esperando para ser retirados da Faixa de Gaza, onde se encontra uma área de conflito entre Israel e o grupo fundamentalista islâmico Hamas. Até o momento, a operação chamada “Voltando em Paz” já repatriou 916 cidadãos do Brasil, com voos gratuitos da Força Aérea Brasileira (FAB).

Brasileiros podem deixar Gaza nesta segunda-feira (16), diz embaixador

O embaixador do Brasil na Cisjordânia, Alessandro Candeas, disse neste domingo (15) esperar que os brasileiros que aguardam repatriação na Faixa de Gaza possam atravessar a fronteira para o Egito, em passagem próxima à cidade de Rafah, na segunda-feira (16). Segundo ele, a embaixada recebeu a informação de brasileiros em Gaza de que “circulam rumores” de que a fronteira será aberta na segunda, e também confirmou essa informação por outro canal.

Um grupo de 28 pessoas, 22 brasileiros e seis palestinos com residência no Brasil, segue abrigado nas cidades de Rafah e Khan Yunis, no sul de Gaza, aguardando autorização para cruzar a fronteira.

O embaixador afirmou que a saída dos brasileiros depende da abertura da passagem para o Egito e também da autorização das autoridades de imigração, que precisam carimbar os passaportes dos brasileiros. “No nível político tudo já está feito. É necessário apenas que, uma vez que seja aberta a fronteira, o funcionário que está ali, que vai receber os brasileiros, ele tenha a lista e autorize o ingresso. Esperamos que isso aconteça amanhã, essa é a nossa expectativa”, disse Candeas.

Segundo o governo brasileiro, assim que o grupo puder cruzar para o Egito, eles serão trazidos ao Brasil no avião VC-2 da Presidência da República, que tem capacidade para transportar até 40 passageiros. Outros cinco voos de repatriação já foram feitos para trazer brasileiros e familiares de Israel.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, vêm negociando a abertura da fronteira desde a semana passada para poder resgatar o grupo. Entre sexta e sábado, o presidente abordou a questão em telefonemas com o presidente de Israel, Isaac Herzog, o presidente do Egito, Abdul Fatah al-Sisi, e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.

*Com informações da Agência Brasil.

Leia também | Anitta explica por que não paga viagens a amigos: “Só atrai gente interesseira”

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.