O ator Antônio Fagundes participou de uma campanha inusitada pela prevenção ao câncer de próstata, divulgada nesta segunda-feira (6). No vídeo, produzido pelo grupo Porta dos Fundos, ele pergunta: “Quando é que você vai liberar esse c* aí?”
“Colocar o c*zinho pra jogo é a melhor forma para se prevenir dessa doença, que é responsável por 28% das mortes quando se trata de neoplasias malignas. Logo, deixar um profissional cutucar seu butico é a melhor escolha para uma vida saudável”, continua ele, falando para a câmera.
Antônio Fagundes, no mesmo vídeo, questiona o preconceito que muitas vezes faz com que os homens deixem de fazer o exame de toque, importante para identificar o câncer de próstata em estágio inicial. “Por preconceito, muito homem se recusa a soltar o fedido no dedo do médico, por achar que essa experiência vai afetar de alguma forma sua sexualidade, mas isso é um mito. Não há evidências de que abrir a avenida para deixar o ônibus passar interfira na sua orientação sexual.”
Câncer de próstata
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país.
A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente em homens a partir da sexta década de vida, bem como, histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade para tipos histológicos avançados. Destaca-se também a exposição a agentes químicos relacionados ao trabalho, sendo responsável por 1% dos casos de câncer de próstata.
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) recomenda que os homens estejam alertas a qualquer anormalidade no corpo e procurem o serviço de saúde o mais breve possível para realizar o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Leia também | Campanha Novembro Azul chama a atenção para o cuidado com a saúde do homem e a prevenção do câncer