Ícone do site Portal GCMAIS

Álec lança single “Me Nota”, com influências pop, MPB e house music

Álec / Foto: Pedro Lynn

O artista cearense Álec deu início a um novo momento em sua carreira com o single Me Nota. O hit já disponível em todas as plataformas digitais. A canção mistura o pop com traços de house e MPB. A música ganhou um videoclipe com cenas gravadas pela cidade de Fortaleza, como no Museu da Imagem e do Som e na praia de Iracema. Tudo se originou em uma tarde quente da capital cearense, em meio a angústia, suor e ansiedade, levando Álec a dedilhar o violão de seu pai. A vontade incessante de ter suas dores ouvidas e que a sua arte se conecte com os ouvintes inspiraram o novo trabalho.

“Comecei a escrever para alguma entidade que me escute, alguma estrela cadente, algum grupo de pessoas que queira me ouvir. Algo como ‘ei, me nota. Escuta o que eu tenho para dizer’”. Quase como alguém que estampa a cara, sobe num outdoor e grita por atenção”, assumiu o cantor.

> > Siga o GCMAIS no Google Notícias  < <

Sonoridade de Álec

Desde o lançamento do seu primeiro EP, Fantazia, a sonoridade de Álec mudou. Durante o intervalo, ele se conectou com suas raízes musicais e diferentes referências, resultando nessa música dançante e leve, juntando a MPB com o eletrônico. “As melodias de Gal Costa me inspiraram, à qual faço uma singela homenagem na letra da música. Maria Bethânia me libertou para usar meu sotaque nordestino nas melodias. Juntei também os beats eletrônicos, sintetizadores e graves fortes, que me faziam dançar nas festas LGBTQIA+ que frequentava com meus amigos, como Marina Sena e a house music”, acrescentou o cearense.

O videoclipe da música foi gravado em diversos pontos de Fortaleza, tornando tudo ainda mais pessoal, com o destaque para a praia de Iracema e também na fachada do Museu da Imagem e do Som (MIS). Segundo Álec, esteticamente, há uma representação da sua dualidade com o quente e frio, do desespero e na calma, traduzidos nos elementos visuais, tanto no vestir quanto na composição da identidade, com o desejo de atenção e ser notado. “2023 foi um ano muito árduo para minha cabeça, tentei focar em usar os dias de paz para estudar minhas referências, entender em quem me inspiro, quem quero ser e meus ideais no meio do caos. ‘Me Nota’ é apenas o primeiro passo dentro dessa nova série de lançamentos que estão por vir em 2024”, concluiu.

Publicidade

>  > Acompanhe o GCMAIS no YouTube  < < 

Álec: talento na nova geração de artistas do Ceará

Nascido em Fortaleza, Álec tem 26 anos e começou o seu trabalho autoral oficialmente em 2020, em meio à pandemia. Sua primeira música ganhou destaque na Hotlist da Rolling Stone Brasil, apontado como “um começo brilhante na carreira”. Além disso, o single Dublê (2021) entrou na playlist oficial de “Virais de Fortaleza”, no Spotify Brasil. O lançamento Romance repercutiu nacionalmente.

Álec também participou do “Festival Musicalize Em Casa’’ (2020) junto a artistas da cena nacional, como Roberta Campos e Getúlio Abelha. No último ano, lançou o seu primeiro EP, chamado Fantazia. O compilado de músicas é composto por cinco faixas inspiradas pela cena do pop nacional, como Duda Beat e Jão, junto ao internacional, com Lorde e James Blake. O resultado é uma experiência imersiva, com produções refinadas, que reúnem o melhor do pop e alternativo, criando uma sonoridade única em suas canções.

Sair da versão mobile