Ícone do site Portal GCMAIS

Museu do Ceará inaugura anexo do Bode Ioiô após processo de restauração

Museu do Ceará inaugura anexo do Bode Ioiô após processo de restauração

Foto: Secult

Após um processo de restauração realizado pelo Museu de História Natural do Ceará Prof. Dias da Rocha (MHNCE), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), o lendário Bode Ioiô retorna ao acervo cearense, marcando um novo capítulo em sua longa história. A reabertura aconteceu nessa sexta-feira (15), durante a inauguração do Anexo Bode Ioiô, um marco importante para o Museu do Ceará.

O evento contou com a presença de historiadores, pesquisadores, gestores, membros da comunidade e entusiastas da cultura cearense, todos reunidos para celebrar o retorno do emblemático personagem e a abertura do novo espaço cultural. A ocasião também marcou a inauguração oficial da exposição “Museu Pra Quem?”, que oferece uma reflexão sobre o papel do museu na sociedade contemporânea.

O Anexo Bode Ioiô, além de abrigar parte do acervo do Museu do Ceará, tem como objetivo proporcionar um ambiente de interação e diálogo com o público, fortalecendo o compromisso da instituição com a preservação da memória e identidade cearenses. Durante a cerimônia, os presentes puderam apreciar a restauração do Bode Ioiô e desfrutar de uma apresentação musical da cantora Nayra Costa.

O Museu do Ceará, integrante da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), está passando por um processo de modernização e revitalização. Em outubro de 2023, o governador Elmano de Freitas destinou R$ 4.5 milhões para o restauro e reforma do Palacete Senador Alencar, sede do museu desde 1990. Essa iniciativa visa atualizar os espaços de exposição e promover maior acessibilidade, com previsão de conclusão em até oito meses.

A secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, enfatizou a importância do Anexo Bode Ioiô como um espaço inclusivo e dinâmico para a comunidade. “Este local será fundamental para promover o diálogo e pensar o futuro do Museu do Ceará após a restauração do Palacete Senador Alencar”, destacou.

Publicidade

> > Siga o GCMAIS no Google Notícias  < <

A abertura do Anexo Bode Ioiô faz parte das iniciativas do projeto “Pensar Museus no Ceará”, da Associação de Amigos do Museu do Ceará, aprovado no Edital de Programação Cultural do Museu do Ceará. Nos próximos meses, uma série de eventos e atividades educativas serão realizados, visando promover a valorização da história e cultura cearenses.

Para Jéssica Ohara, coordenadora de Patrimônio Cultural e Memória da Secult Ceará, o Anexo Bode Ioiô desempenhará um papel fundamental durante o processo de reestruturação do Museu do Ceará. “Este espaço será essencial para organizar e preservar nosso acervo, que reflete os diversos momentos e transformações da história do Ceará ao longo dos anos”, ressaltou.

Leia também | Peça Eu amarelo, sobre Carolina Maria de Jesus, segue em cartaz até 17 de março

>  > Acompanhe o GCMAIS no YouTube  < <

Sair da versão mobile