SAÚDE

Ana Maria Braga fala sobre como lidar com câncer e HPV

A apresentadora enfatizou que não há motivo para culpa em relação ao diagnóstico, destacando que a sexualidade é natural e não deve ser encarada com tabu.

Compartilhe:
1 de abril de 2024
Portal GCMAIS

Ana Maria Braga, apresentadora da Globo, revelou detalhes sobre seu segundo diagnóstico de câncer, originado pelo vírus do HPV. A descoberta aconteceu em 2001, quando o médico explicou que o câncer era causado por esse vírus, algo desconhecido por ela na época. A apresentadora enfatizou que não há motivo para culpa em relação ao diagnóstico, destacando que a sexualidade é natural e não deve ser encarada com tabu.

Ana Maria Braga fala sobre como lidar com câncer e HPV
Foto: Reprodução

A vacina contra o HPV está disponível na rede privada para adultos, podendo ser tomada mesmo por quem já teve contato com o vírus. No entanto, o assunto ainda é um tabu, principalmente nas escolas, devido à sua transmissão por relações sexuais. Por isso, é importante a educação sexual desde a infância, visando uma vivência saudável da sexualidade em todas as fases da vida.

Entretanto, ainda há pessoas que demonstram receio em relação à vacinação contra o HPV, sobretudo, pessoas que ficaram temerosas diante das notícias que circularam durante a primeira campanha de vacinação no Brasil em 2014. No entanto, especialistas em saúde pública reforçam que não há evidências de associação entre os eventos adversos relatados e a vacina.

A cobertura vacinal contra o HPV no Brasil ainda está abaixo do desejado pelo Ministério da Saúde, com muitas pessoas não comparecendo para receber a segunda dose, principalmente os meninos. A ministra da saúde ressalta a importância da conscientização sobre os benefícios da vacinação para garantir uma adesão adequada.

Saiba mais sobre o HPV

O HPV, sigla para Papilomavírus Humano, é um vírus que infecta a pele e as mucosas, podendo causar lesões benignas, como verrugas genitais, ou lesões malignas, como câncer de colo de útero, ânus, pênis, vagina, vulva e orofaringe.

Existem mais de 100 tipos de HPV, sendo que alguns são considerados de alto risco, aumentando a probabilidade de desenvolvimento de câncer, enquanto outros são de baixo risco, causando principalmente verrugas genitais. O HPV é transmitido principalmente por contato direto de pele a pele, incluindo relação sexual, sendo uma das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns.

Leia também | Ameaça de bomba fecha Museu do Louvre e Palácio de Versalhes, na França

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.