Até domingo, o Cariri está em festa celebrando os festejos juninos em mais uma edição do Juaforró. Durante cinco dias, o Parque de Eventos Padre Cícero será palco dessa festividade. Além dos shows com artistas locais e de renome nacional, uma das atrações mais esperadas é a cidade cenográfica, uma fiel reprodução da antiga Juazeiro do Padre Cícero.
As encenações ao ar livre, com a participação do público, são um dos pontos altos do evento. “Com 20 atores caracterizados, o Juaforró traz à vida histórias do imaginário popular e da cultura juazeirense, incluindo romarias, renovações e tradições juninas”, explica o dramaturgo José André de Andrade.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
No Juaforró, a diversão é garantida para todos. A inclusão é parte essencial desta festa onde profissionais de Libras proporcionam interpretação dos shows para a comunidade surda. “A gente consegue oferecer essa comunicação e essa acessibilidade para as pessoas que têm surdez. Então, assim como nós, ouvintes, eles também conseguem aproveitar o show e se divertir.”
“Esperamos que todos venham participar. Venham com espírito festivo, em paz, para dançar muito forró, gerar emprego e renda, ser feliz “, convida entusiasticamente o prefeito de Juazeiro do Norte.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Junho: saiba detalhes das festas de Santo Antônio, São João e São Pedro
As festas ganharam destaque após a expansão do cristianismo, de acordo com historiadores. Antes de assumir sua forma cristã, as festividades tiveram origem pagã no hemisfério norte, onde se festejava, em junho, o solstício de verão, para comemorar o início das colheitas.
Depois, elas ganharam novo significado e nova roupagem, tornando-se celebração da festa de São João, chamada de festa joanina (de João) e, posteriormente, junina (de junho). Nelas, Santo Antônio e São Pedro passaram a ser também celebrados.
Leia também | IEL disponibiliza 40 vagas de estágio em cinco municípios do Ceará
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<