Ícone do site Portal GCMAIS

Adélia Prado é premiada com o Prêmio Camões 2024, o mais relevante da língua portuguesa

Adélia Prado é premiada com o Prêmio Camões 2024, o mais relevante da língua portuguesa

Foto: Instagram/Ministério da Cultural de Portugal

A escritora mineira Adélia Prado foi anunciada como a vencedora do Prêmio Camões 2024, considerado o mais importante da literatura em língua portuguesa. A decisão foi divulgada nesta quarta-feira (26).

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O júri, composto por renomados escritores e acadêmicos de Brasil, Moçambique e Portugal, destacou a obra única de Adélia Prado, que abrange décadas de produção poética. Reconhecida como herdeira espiritual de Carlos Drummond de Andrade, a autora é celebrada por sua voz lírica e existencial na literatura contemporânea.

O prêmio, no valor de 100 mil euros, um dos mais generosos do mundo literário, é concedido pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN) em colaboração com o Governo de Portugal.

> > Siga o GCMAIS no Google Notícias  < <

Publicidade

Adélia Prado

Adélia Prado, 88 anos, residente em Divinópolis, Minas Gerais, dedicou grande parte de sua vida à educação antes de se dedicar integralmente à escrita. Em 2017, foi a primeira mulher a receber o prêmio na categoria Conjunto da Obra no concurso Literatura do Governo de Minas, em reconhecimento à sua contribuição singular para a literatura brasileira.

Entre suas obras mais aclamadas estão “Bagagem” (1976), “O Coração Disparado” (1978), vencedor do Prêmio Jabuti, e “Terra de Santa Cruz” (1981). Adélia também foi indicada para a Academia Brasileira de Letras e recebeu diversos prêmios ao longo de sua carreira, incluindo o Jabuti de Literatura e o Prêmio Clarice Lispector.

Prêmio Camões

Criado em 1988, o Prêmio Camões é um dos mais prestigiosos da literatura em língua portuguesa, dedicado a consagrar um autor cujo conjunto de obras tenha enriquecido o patrimônio literário e cultural do idioma. O prêmio leva o nome de Luís Vaz de Camões, renomado poeta português do século XVI.

Leia também | Festival Internacional de Circo do Ceará terá circuito no interior

>  > Acompanhe o GCMAIS no YouTube  < <

Sair da versão mobile