O Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Histórico-Cultural de Fortaleza aprovou os documentos para registro das quadrilhas juninas da capital. A decisão representa um marco na cultura local por reconhecer a tradição como parte do Patrimônio Imaterial da Cidade.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O dossiê de registro, que caracteriza Fortaleza como a pioneira dessa conquista, foi apresentado durante uma reunião feita no Centro Cultural Belchior. Depois da cerimônia, o anúncio do registro da dança tradicional foi divulgado nas redes sociais da Secultfor.
O processo para que Fortaleza se tornasse a primeira cidade do país a registrar Quadrilhas Juninas como Patrimônio Cultural Imaterial teve início em junho do ano passado. Durante o período de dez meses, duas equipes fizeram visitas aos grupos em atividade para realizar atividades de pesquisa e mapeamento, com entrevistas e acompanhamento de ensaios.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Após a conclusão da etapa, foi elaborado um dossiê das Quadrilhas Juninas contendo informações, registros fotográficos e um Plano de Salvaguarda que incluía atividades, estratégias e ações para conservar e incentivar a manifestação cultural. A reunião da última quarta reuniu os gestores que estão à frente da decisão e líderes de quadrilhas juninas.
Leia também | Elmano fala em intensificar diálogo com Justiça, MP e PF para combater a criminalidade
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<