O Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema será realizado em Fortaleza de 9 a 15 de novembro de 2024, com exibições no Cineteatro São Luiz e entrada gratuita. Entre os destaques, a estreia brasileira do longa documentário “En la Caliente (Tales of a Reggaeton Warrior)”, coprodução entre Cuba e EUA, dirigido por Fabien Pisani.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Seis filmes foram escolhidos para a Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, que inclui quatro ficções e dois documentários. Dois dos longas selecionados são brasileiros e terão première mundial no festival: o documentário “Brasiliana: o musical negro que apresentou o Brasil ao mundo”, de Joel Zito Araújo, e a ficção “Um lobo entre os cisnes”, de Marcos Schechtman e Helena Varvaki.
Os outros quatro longas não brasileiros selecionados também farão suas estreias no Brasil durante o Cine Ceará. São eles: as ficções “Milonga”, coprodução Uruguai-Argentina dirigida por Laura González; “Linda”, produção argentina de Mariana Wainstein; e “A bachata de Biônico (La bachata de Biónico)”, do diretor dominicano Yoel Morales. O documentário “EN LA CALIENTE – Contos de um Guerreiro do Reggaeton” também está na programação.
Na Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem, foram selecionados 12 filmes, incluindo as produções cearenses “Fenda”, de Lis Paim, e “Tiramisú”, de Leônidas Oliveira. O documentário “Cavaram uma cova no meu coração”, de Ulisses Arthur, premiado no 14º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Cinema de Curitiba, e “Dona Beatriz Ñsîmba Vita”, ficção de Catapreta, que conquistou diversos prêmios, também estão na mostra.
Outro curta em destaque é “Quinze Quase Dezesseis”, ficção de Thais Fujinaga, que recebeu prêmios em diversos festivais, incluindo Melhor Direção no Curta Cinema. A seleção inclui ainda ficções como “Bolinho de Chuva”, de Cameni Silveira, “Maputo”, de Lucas Abraão, e o pernambucano “Todas as memórias que você fez em mim”, de Pedro Fillipe, além de documentários e animações.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Premiação
Os filmes da Mostra Competitiva Ibero-americana concorrerão ao Troféu Mucuripe nas categorias Melhor Longa-metragem, Direção, Atuação Principal, entre outras, com um prêmio de R$ 40 mil para o Melhor Longa da Mostra, destinado à distribuição no Brasil. Na Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem, o Troféu Mucuripe será entregue nas categorias Melhor Curta-metragem e Direção.
34º Cine Ceará
O 34º Cine Ceará é uma realização do Ministério da Cultura, com apoio da Secretaria do Audiovisual, da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes, além do Governo do Estado do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza.
SERVIÇO
34º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema
Data: 9 a 15 de novembro de 2024
Local: Cineteatro São Luiz, Fortaleza
Acesso: Gratuito
Informações: www.cineceara.com | Instagram: @cineceara | Facebook: Festival Cine Ceará | E-mail: contatos@cineceara.com
Leia também | A Fazenda 16: Gizelly Bicalho prevê divisão no “Grupinho” em meio a especulações sobre dinâmica dos peões
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<