Ícone do site Portal GCMAIS

II Festival Afrocearensidades celebra Dia da Consciência Negra, em Fortaleza, nesta quarta (20)

II Festival Afrocearensidades celebra Dia da Consciência Negra, em Fortaleza, nesta quarta (20)

Foto: Divulgação / Estação das Artes

A Estação das Artes, no Centro de Fortaleza, recebe nesta quarta-feira (20) uma programação voltada para a celebração do Dia da Consciência Negra e de Zumbi dos Palmares, por meio do II Festival Afrocearensidades. O festival, que faz parte das celebrações do Novembro Negro, inclui apresentações musicais, apresentações de dança e exibição de documentário.

A programação no Complexo Cultural Estação das Artes vai das 14h às 21h. A realização é da Secretaria da Igualdade Racial do Ceará (Seir/CE) e da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult/CE), com o apoio dos Institutos Mirante e Dragão do Mar (IDM).

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Documentário

O Complexo abre as portas às 14h, começando com a exibição do documentário “Bença”. O filme retrata a tradição e ancestralidade das benzedeiras no Ceará, destacando a história de mulheres que, por meio da fé e da espiritualidade, promovem a cura através do benzimento. Após a exibição no Espaço Kuya, duas das protagonistas do documentário, Mãe Zimá e Verônica Quilombola, participam de uma roda de conversa para dialogar com o público sobre o tema.

Publicidade

Samba

O Afrocearensidades também celebra a musicalidade e os ritmos marcantes da cultura negra. O samba ficará por conta do grupo Mesa 4 e da cantora Loren Lyse, que comandarão uma animada roda de samba.

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Hip hop

O evento ainda contará com apresentações de rap e hip-hop, representados pelos grupos Zioto e Perimetrurbano, que integram a cena da música periférica de Fortaleza. A programação segue com a Batalha de Rima, conduzida pelo movimento Cururu Skate Rap, que há oito anos promove encontros entre jovens de Fortaleza e região metropolitana em prol da cultura do rap no Ceará.

Feira Afro

O Afrocearensidades também traz feira de afroempreendedores e empreendedores terreiro que levam arte, artesanatos, acessórios com muitas cores e diversidade para o evento, além de saborosas comidas para o público. As feiras vão ocorrer na Estação das Artes e no Espaço Kuya.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Afrocearensidades

Com o tema “Na Ginga dos Saberes Ancestrais”, a segunda edição do Afrocearensidades promove um mês inteiro de atividades voltadas à representatividade negra, quilombola e de terreiro cearense. O festival reúne mais de 200 ações em diversos equipamentos culturais do estado do Ceará, além de celebrações realizadas por municípios, coletivos da sociedade civil e outras iniciativas estaduais e organizacionais.

Leia também | 20 de novembro: por que Consciência Negra é celebrada pela 1ª vez como feriado nacional?

Serviço
II Festival Afrocearensidades
Data: 20 de novembro (quarta-feira)
Horário: 14h às 21h
Local: Complexo Cultural Estação das Artes (Rua Dr. João Moreira, 540, Centro – Fortaleza – CE)
Entrada gratuita

Sair da versão mobile