A 65ª Feira de Artesanato do Ceará (Feirart) acontece de sexta-feira (22) a domingo (24) na Praça Luiza Távora, em Fortaleza, e reúne 80 artesãos de diferentes municípios cearenses. O evento, promovido pela Secretaria da Proteção Social (SPS) e pela Central de Artesanato do Ceará (CeArt), tem como objetivo valorizar a produção artesanal do estado.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Os estandes estarão abertos das 17h às 22h, oferecendo ao público peças variadas, como renda de bilro, trançado, crochê, filé e labirinto, entre outras expressões do artesanato cearense.
Este ano, artesãos indígenas das etnias Kanindé, de Aratuba; Anacé, de Caucaia; e Jenipapo Kanindé, de Aquiraz, também estarão presentes, mostrando a diversidade e originalidade do artesanato indígena. Além disso, serão realizadas oficinas de artesanato, com destaque para a oficina de trançado com Margarete Carneiro na sexta-feira, de macramê com Jane Uchôa no sábado e a confecção de maracás com Antônio Anacé no domingo.
A programação inclui ainda um desfile no sábado, com 25 looks criados pelos artesãos selecionados pela Feirart, além de apresentações musicais, a inauguração da Árvore de Natal e o anúncio dos vencedores do XXVII Concurso de Presépio Artesanal. Os presépios classificados estarão expostos na Galeria Mestre Noza, e os vencedores receberão prêmios em dinheiro, com o primeiro lugar ganhando R$ 8 mil.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
65ª Feira de Artesanato do Ceará
A feira também busca apoiar a comercialização do artesanato cearense, reunindo trabalhos de artesãos independentes e de grupos produtivos credenciados pela CeArt, que dominam técnicas tradicionais das diversas regiões do Ceará.