Ícone do site Portal GCMAIS

“Ainda Estou Aqui” vence prêmio de Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de Palm Springs

"Ainda Estou Aqui" vence prêmio de Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de Palm Springs

Foto: Divulgação

O filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, conquistou o prêmio de Melhor Filme Internacional no 36º Festival Internacional de Cinema de Palm Springs, realizado no último domingo (12). A produção, que tem Fernanda Torres no elenco, foi escolhida entre 35 concorrentes na disputa pelo Oscar.

O júri, composto por críticos de cinema da Fipresci, a Federação Internacional de Críticos de Cinema, elogiou o longa pela abordagem do período da ditadura militar no Brasil. Na declaração, afirmaram que o filme “transmite o horror de uma ditadura invasora através da perspectiva de uma mãe que defende não apenas sua família, mas também a própria dignidade”.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A narrativa é baseada nas memórias de Marcelo Rubens Paiva sobre sua mãe, Eunice Paiva, que atuou como ativista após o desaparecimento do marido, no período da ditadura militar brasileira.

Além do prêmio principal, “Ainda Estou Aqui” também recebeu reconhecimento em outras categorias. O filme tem sido condecorado também em outras premiações, tendo vencido o troféu de Melhor Roteiro no Festival de Veneza. Além disso, a atuação de Fernanda Torres lhe rendeu um Globo de Ouro na categoria Melhor Atriz de Drama, aumentando as expectativas para futuras premiações, incluindo uma possível indicação ao Oscar.

Publicidade

O Festival Internacional de Cinema de Palm Springs ocorreu entre os dias 2 e 13 de janeiro e exibiu um total de 165 produções de mais de 71 países.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Elegibilidade

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que organiza o Oscar, confirmou ainda este mês a elegibilidade de “Ainda Estou Aqui” e Fernanda Torres para concorrer nos prêmios gerais. Isso significa que, segundo a Academia, o longa de Walter Salles pode concorrer como Melhor Filme e Fernanda Torres pode disputar a estatueta de Melhor Atriz.

A declaração de elegibilidade é praxe da Academia, que faz uma espécie de “lembrete” para o público de quem pode concorrer nas categorias gerais. Além de Fernanda, outras atrizes do filme também podem foram consideradas elegíveis, inclusive sua mãe, Fernanda Montenegro. Os atores do longa também aparecem como nomes possíveis para a premiação.

Leia mais | Livro ‘Auto da Compadecida’ ganhará em 2025 edição comemorativa de 70 anos

Sair da versão mobile