O Ministério da Cultura (MinC) publicou, nesta terça-feira (4), uma nota de repúdio ao tratamento recebido por Milton Nascimento na cerimônia do Grammy 2025. O renomado cantor e compositor brasileiro, de 82 anos, foi indicado ao prêmio de Melhor Álbum Vocal de Jazz, mas não teve direito a um assento nas mesas principais do evento, levando-o a se ausentar da cerimônia.
Em seu comunicado, a Pasta criticou a decisão da organização do evento de destinar ao artista um local que considerou “incompatível com sua trajetória, prestígio internacional e necessidades físicas”. Segundo a nota, essa escolha revelou uma “falta de sensibilidade e respeito a um dos maiores nomes da música brasileira”.
O Ministério da Cultura também destacou a importância de Milton Nascimento para a cultura mundial: “Milton Nascimento, ícone da cultura nacional, coleciona prêmios e reconhecimentos que atravessam gerações e fronteiras. Sua obra influenciou artistas em todo o mundo, elevando a música brasileira a patamares de excelência”.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
No encerramento da nota, o MinC reforçou uma declaração feita pela equipe do músico, afirmando que “o Brasil é gigante, tal qual é Milton Nascimento”.
Ministério da Cultura repudia tratamento dado a Milton Nascimento no Grammy
A equipe de Milton Nascimento esclareceu a situação por meio de uma publicação no Instagram na última segunda-feira (3). Segundo o comunicado, o artista não foi barrado do evento, mas recebeu um assento na arquibancada, não nas mesas principais.
“Destinaram para a lenda brasileira um lugar na arquibancada, desconsiderando não só toda a sua trajetória e prestígio em todo o mundo, como a sua idade avançada e impossibilidade de subir ou descer escadas”, informou a equipe do cantor.
Ainda de acordo com a publicação, a organização do evento justificou a decisão afirmando que “ficariam nas mesas apenas os artistas que eles queriam no vídeo”, priorizando a presença da musicista americana Esperanza Spalding, que estava indicada na mesma categoria.
O caso gerou grande repercussão nas redes sociais, com críticas às decisões da Academia e manifestações de apoio ao artista brasileiro.
O evento é uma premiação anual organizada pela Academia Latina da Gravação (Latin Recording Academy) para reconhecer os melhores artistas, produções e composições da música latina. Criado em 2000, o prêmio homenageia músicos que se destacam em gêneros como pop, rock, música urbana, regional, clássica e tradicional, abrangendo canções em espanhol e português.
Diferente do Awards, que foca na música global, o Latino celebra exclusivamente artistas da América Latina, Espanha, Portugal e comunidades latinas nos Estados Unidos. A cerimônia acontece geralmente em novembro e tem categorias semelhantes às do tradicional, como Álbum do Ano, Gravação do Ano, Canção do Ano e Melhor Novo Artista.
Além das premiações por gêneros musicais, o Latino também concede homenagens especiais, como o Prêmio à Excelência Musical, para artistas com grande impacto na indústria, e o Prêmio de Pessoa do Ano, concedido a músicos com contribuições notáveis para a cultura latina.
Filho único e hoje também empresário de Milton Nascimento, Augusto Nascimento fez um longo desabafo, nesta terça-feira, exaltando a trajetória e a importância do pai na música brasileira. Ele resolveu se manifestar após a polêmica envolvendo o artista brasileiro no evento, no último domingo, que não teve direito a um assento reservado entre os indicados na premiação.
“Imagine um menino que perdeu a mãe biológica nos primeiros anos de vida, que já não tinha o “pai”, que nunca o havia assumido, e que então é adotado por um casal incrível, e vai com eles para o interior de Minas. Tudo isso, nos anos 40, em um Brasil ainda mais racista do que nos dias de hoje. Imagine que o mesmo menino não podia sequer entrar no clube da cidade, devido à cor de sua pele. Ainda na infância, ele descobriu o fascínio pela música”, iniciou Augusto, reconhecido pelo cantor como filho adotivo em 2017.
Leia também | Bianca Censori, esposa de Kanye West, choca ao aparecer nua no Grammy
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<