CINEMA

Oscar 2025: Academia de Artes lança votação interativa para o público

A iniciativa permite que os usuários registrem seus votos e defendam seus filmes preferidos.

Compartilhe:
6 de fevereiro de 2025
Portal GCMAIS

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas surpreendeu os fãs do cinema ao introduzir uma nova dinâmica para o Oscar 2025. Pela primeira vez, o público pode votar no seu filme favorito diretamente no site oficial da premiação. No entanto, a votação é apenas simbólica e não influencia na escolha do vencedor da estatueta, servindo como base para um material promocional especial do evento.

Oscar 2025: Academia de Artes lança votação interativa para o público
Foto: Reprodução

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<< 

A iniciativa permite que os usuários registrem seus votos e defendam seus filmes preferidos. Ao final do período de votação, um sorteio definirá 20 vencedores, que terão a oportunidade de enviar vídeos justificando suas escolhas. Os clipes selecionados podem ser exibidos na cerimônia do Oscar, que acontece no dia 2 de março de 2025.

Oscar 2025: Academia de Artes lança votação interativa para o público

Para participar da votação, basta seguir os seguintes passos:

  1. Acessar o site oficial do Oscar.
  2. Preencher suas informações pessoais (nome e endereço).
  3. Escolher um dos longas indicados na categoria de Melhor Filme.
  4. Os 20 sorteados poderão enviar um vídeo defendendo sua escolha, com chance de exibição na premiação.

A votação foi aberta no dia 3 de fevereiro e permanecerá disponível até 16 de fevereiro.

Infelizmente, os fãs brasileiros não poderão participar do sorteio. Segundo as regras da Academia, apenas residentes legais nos Estados Unidos, maiores de 18 anos, estão aptos a se inscrever na dinâmica.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< 

O cinema brasileiro está representado na premiação deste ano com o filme Ainda Estou Aqui, que concorre na categoria de Melhor Filme. Além disso, o longa dirigido por Walter Salles também disputa o prêmio de Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, com Fernanda Torres no elenco.

O público já demonstra sua preferência através de enquetes online. Segundo levantamento realizado pelo jornal O POVO, Ainda Estou Aqui lidera com folga, acumulando 68,82% dos votos. Em seguida, A Substância aparece com 7,53%, enquanto Wicked ocupa o terceiro lugar, com 5,38%.

Apesar do engajamento do público, é importante lembrar que a escolha do vencedor do Oscar continua sendo uma decisão exclusiva dos membros da Academia. Ainda assim, a nova votação interativa permite que os fãs celebrem suas produções favoritas e se sintam mais conectados com a maior premiação do cinema mundial.

O longa-metragem “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, conquistou um marco inédito para o cinema nacional ao ser indicado a três categorias no Oscar 2025: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, para Fernanda Torres. O anúncio das indicações foi feito nesta quinta-feira (23), marcando a primeira vez que um filme brasileiro é indicado à principal categoria da premiação. Saiba mais sobre o que retrata o filme “Ainda Estou Aqui”.

O filme, que aborda o período da ditadura militar no Brasil, disputa o prêmio de Melhor Filme ao lado de produções internacionais como “Duna: Parte 2”, “Brutalist” e “Wicked”. A cerimônia está marcada para o dia 2 de março, em Los Angeles.

Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, publicado em 2015, o filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, traz uma narrativa poderosa sobre dor, resiliência e memória. O longa narra a história de Eunice Paiva, mãe do escritor, interpretada por Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, em diferentes fases de sua vida.

A trama mergulha no drama vivido por Eunice durante a ditadura militar, após a prisão e o desaparecimento de seu marido, o deputado cassado Rubens Paiva, papel de Selton Mello, no início dos anos 1970. Além da violência do regime, o filme também acompanha a passagem do tempo, que traz novos desafios, como o diagnóstico de Alzheimer, apresentado de forma delicada e profunda.

Ao mesclar questões políticas com os impactos emocionais e familiares, “Ainda Estou Aqui” é um relato sensível sobre a luta por justiça, memória e amor em meio às adversidades.

Desde sua estreia, em 7 de novembro, o longa já foi visto por mais de 3 milhões de pessoas nos cinemas brasileiros, ocupando a sétima posição em bilheterias do século 21 no país e arrecadando cerca de R$ 70 milhões, de acordo com dados da Comscore.

Leia também | 15º Bienal Internacional do Livro do Ceará será realizada em abril com curadoria feminina

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.