A cantora Claudia Leitte foi vaiada, nesta quinta-feira (27), durante a abertura do Carnaval de Salvador, no Circuito Osmar. Vídeos registrando o momento circulam nas redes sociais, mostrando a reação negativa do público quando a artista é apresentada por Carlinhos Brown.
Durante o evento, nesta quinta-feira, enquanto Brown tentava acalmar o público sugerindo uma saudação a Oxalá, as vaias continuaram. Mesmo com alguns fãs tentando apoiar a cantora, o clima permaneceu tenso. Claudia Leitte, apesar das vaias, fez a apresentação, cantando sucessos como “Extravasa”.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A cantora tem estado envolvida em polêmicas ao longo dos últimos meses, com destaque para a controvérsia sobre a retirada do nome de um orixá em uma das músicas. Claudia Leitte, ao cantar “Caranguejo”, substituiu a menção à “rainha Iemanjá” por “meu rei Yeshua”, referindo-se a Jesus em hebraico. A mudança foi motivo de críticas direcionadas à cantora, considerando a herança cultural das religiões de matriz africana que deram origem ao gênero musical axé.
Claudia Leitte já havia enfrentado críticas semelhantes no passado, tendo alterado letras de suas músicas em outras ocasiões. A cantora é evangélica, o que é apontado como tendo relação direta com a omissão de palavras que referenciam figuras de religiões de matriz africana.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Após o ocorrido, além de repercussão no meio artístico, o caso também chamou a atenção de instituições públicas. O Ministério Público da Bahia (MP-BA) chegou a abrir um inquérito para investigar o caso, solicitando a expedição de uma recomendação ao Governo do Estado e à Prefeitura de Salvador para que não contratem Claudia Leitte para quaisquer apresentações artísticas.
Leia também | Margareth Menezes pede respeito a religiões de matriz africana após polêmica de Claudia Leitte