EVENTO

76º Salão de Abril abre nesta quinta-feira (3) com homenagem ao fotopintor Júlio Santos

O evento deste ano tem como tema “Despertar à Terra”, abordando a relação entre arte, patrimônio e meio ambiente

Compartilhe:
2 de abril de 2025
Portal GCMAIS

O 76º Salão de Abril será aberto nesta quinta-feira (3), às 18h, no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim, em Fortaleza, com entrada gratuita. Realizado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e do Instituto Cultural Iracema (ICI), o evento deste ano tem como tema “Despertar à Terra”, abordando a relação entre arte, patrimônio e meio ambiente.

76º Salão de Abril abre nesta quinta-feira (3) com homenagem ao fotopintor Júlio Santos
Foto: Igor de Melo

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Um dos destaques da edição é a homenagem ao Mestre da Cultura Júlio Santos, renomado fotopintor cearense que, ao longo de mais de 60 anos de carreira, resgatou memórias e preservou tradições através da arte. O trabalho de Júlio se tornou referência na restauração e valorização da identidade cultural, ao reinventar a fotopintura com técnicas que unem processos químicos e digitais. A exposição especial em sua homenagem celebra seu legado na construção da memória visual do Ceará.

A secretária da Cultura de Fortaleza, Helena Barbosa, ressaltou a importância da homenagem e a conexão do evento com pautas contemporâneas. “Celebrar a trajetória de Júlio Santos é também reconhecer a força de sua arte na preservação da história e identidade de nosso povo. Além disso, o Salão reflete sobre a necessidade de um pacto coletivo de preservação ambiental e cultural, unindo arte e consciência social”, afirmou.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Com curadoria de Aline Ambrósio e Wes Viana, a programação contará com a participação de 38 artistas nordestinos e obras em diversos formatos, como instalações, performances, fotografias, desenhos, videoarte, colagem e esculturas. Pela primeira vez, a arte têxtil estará presente no Salão, ampliando a diversidade de expressões artísticas.

A exposição também prioriza a acessibilidade, dispondo de audiodescrição de textos curatoriais e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras), sob demanda. Atividades formativas estão previstas até o fim de junho, incentivando o diálogo sobre arte e sociedade.

Com mais de sete décadas de história, o Salão de Abril se consolidou como um dos eventos mais importantes das artes visuais no Brasil, promovendo novos talentos e sendo um espaço de reflexão sobre questões contemporâneas através da arte.

Serviço
76º Salão de Abril
Data: 3 de abril (quinta-feira)
Horário: 18h
Local: Centro Cultural Casa do Barão de Camocim (Rua General Sampaio, 1632 – Centro)
Entrada gratuita

Leia também | Claudia Raia é alvo de críticas após comentário sobre gravidez de Carol Peixinho e Thiaguinho

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.