EVENTO

Fortaleza recebe segunda edição da semana de moda MONEGRIN entre 22 e 25 de maio

Com o tema “Co-criar futuros possíveis”, o evento propõe reflexões sobre ancestralidade, inclusão e práticas sustentáveis na moda contemporânea

Compartilhe:
19 de maio de 2025
Portal GCMAIS

A KUYA — Centro de Design do Ceará realiza, entre os dias 22 e 25 de maio, a segunda edição da MONEGRIN, semana de moda voltada à valorização da produção cultural negra, indígena e periférica. Com o tema “Co-criar futuros possíveis”, o evento propõe reflexões sobre ancestralidade, inclusão e práticas sustentáveis na moda contemporânea.

Fortaleza recebe segunda edição da semana de moda MONEGRIN entre 22 e 25 de maio
Foto: Sandy Albuquerque

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Com mais de 125 horas de atividades, a programação inclui desfiles, exposições, rodas de conversa, oficinas, bailes e feiras autorais em diversos espaços da cidade, como a própria KUYA, a Estação das Artes, o Sesc Panorama e o Centro Cultural Bom Jardim. A iniciativa busca promover uma moda mais diversa e comprometida com a justiça social e ambiental.

A abertura oficial acontece na quinta-feira (22), às 15h, com uma conversa sobre “Ancestralidade, representatividade e compromisso na moda”, reunindo nomes como Rudá Jenipapo (CE), Jéssica Zarina (PE) e Silvania de Deus (CE). No mesmo dia, às 14h, será inaugurada a exposição Travessias artesanais, com técnicas tradicionais de diferentes regiões do Ceará, como o labirinto de Aracati, a renda de bilro de Trairi e a palha de carnaúba de Sobral. Às 19h, o desfile “MONEGRIN — Tecendo amanhãs” apresenta criações inspiradas no futurismo afro-indígena brasileiro, seguido por um baile com os DJs Rapha Anacé e Bugzinha.

Na sexta-feira (23), o destaque é o ciclo de conversas “Moda que ressoa as vozes das periferias”, com participação da estilista paraense Larissa Borari, da curadora Hanayrá Negreiros (SP) e da produtora cultural Lavinia Vieira (CE). A programação inclui ainda o desfile “Mães da Periferia”.

O sábado (24) traz a mesa “Herança ancestral como pilar da moda contemporânea”, com a presença de Jal Vieira (SP), primeira estilista negra brasileira a assinar uma coleção para a Marvel, e do designer indígena Sioduhi (AM). Ainda no sábado, o público poderá participar do Bazar MONEGRIN — Moda que transforma, promovendo trocas de roupas nos jardins da KUYA como incentivo ao consumo consciente.

No encerramento, domingo (25), a Feira Negra ocupa a Estação das Artes com expositores de moda e acessórios autorais. As projeções da Mostra MONEGRIN e a exposição “Travessias artesanais” também estarão abertas à visitação.

A MONEGRIN é realizada em parceria com a Estação das Artes, o Mercado AlimentaCE, o Instituto Mirante, Sesc, Senac, Centro Cultural Bom Jardim, entre outras instituições. A ação faz parte de uma série de iniciativas que fortalecem as políticas afirmativas da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), por meio da valorização de agentes culturais de territórios historicamente marginalizados.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Serviço

Semana de Moda MONEGRIN – 2ª edição
Locais: KUYA — Centro de Design do Ceará, Estação das Artes, Sesc Panorama e Centro Cultural Bom Jardim
Data: 22 a 25 de maio de 2025
Entrada gratuita

Leia também | Junho Chu: conheça o cantor católico coreano que emociona fiéis durante passagem pelo Ceará

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.