A primeira parte do Sana 2026 segue até domingo (1º/2), com atrações nacionais e internacionais.
Fortaleza reafirma título de capital geek do Brasil com 30 mil pessoas na abertura do Sana 2026
Fortaleza voltou a se consolidar como a capital geek do Brasil com a abertura do Sana 2026 – Parte 1, realizada nesta sexta-feira (30) no Centro de Eventos do Ceará. Logo no primeiro dia, o evento reuniu quase 30 mil pessoas, público recorde para uma sexta-feira de janeiro, que circulou pelos três pavilhões do equipamento. A programação diversificada atraiu fãs de todas as idades com atrações de dublagem, games, e-sports, streamers, tecnologia e experiências imersivas, reforçando o Sana como um dos maiores encontros de cultura pop do país.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Segundo o presidente da Fundação Cultural Nipônica Brasileira (FCNB), Daniel Braga, a estreia superou as expectativas: “Foi a maior sexta-feira da história do evento em janeiro, com quase 30 mil pessoas passando por aqui. Tivemos grandes atrações e uma programação intensa, com atividades nas áreas de games, dublagem, realidade virtual, robótica e tecnologia. Além disso, recebemos o GeekAção, com escolas de diversos municípios do Ceará, reforçando o nosso compromisso social e educacional”.
O diretor institucional da FCNB, David Forte, destacou a dimensão nacional do evento: “Vendemos ingressos para mais de 23 estados brasileiros. A recepção do público foi surpreendente, especialmente com atrações como Feh Dubs, Cereaw e Grifo, que é cearense e volta ao Sana com enorme sucesso, lotando os palcos. As expectativas foram superadas de forma muito positiva”. A programação do primeiro dia incluiu apresentações musicais e teatrais, concursos de cosplay, campeonatos de games e arenas interativas, promovendo a integração entre cinema, séries, quadrinhos, tecnologia e economia criativa.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Programação
A primeira parte do Sana 2026 segue até domingo (1º/2), com atrações nacionais e internacionais. Entre os destaques estão Di Ferrero, ex-vocalista da banda NX Zero, e o rapper geek M4RKIM, além de dubladores como Charles Emmanuel e Hannah Buttel. O evento também conta com nomes internacionais como Jack Gleeson, Clive Standen e Lucy Martin, prometendo mais um fim de semana de celebração da cultura pop, intercâmbio cultural e encontro de diferentes gerações de fãs em Fortaleza.
Compromisso social, educacional e ambiental
Por meio do projeto GeekAção, o Sana já permitiu que mais de 70 mil crianças e jovens da rede pública participassem do evento gratuitamente. Nesta edição, com apoio do Governo do Estado, cerca de 40 mil jovens terão acesso à programação.
O festival também mantém iniciativas como:
Ingresso Social: arrecadação média de 10 toneladas de alimentos e rações por edição
GeekPatas: maior evento de adoção animal do Ceará
Ações de sustentabilidade com recolhimento de lixo eletrônico
Projetos sociais como Sana Esportes, Sana e-sports e Afrogeek, voltados para bairros de menor IDH, promovendo inclusão, diversidade e formação de novos talentos
Serviço – Sana 2026 Parte 1
- Local: Centro de Eventos do Ceará
- Data: 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2026
- Ingressos: site e lojas parceiras
Ver essa foto no Instagram
Leia também | Pré-carnaval de Fortaleza: veja a programação do terceiro fim de semana
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Morre Catherine O’Hara, atriz de ‘Esqueceram de Mim’ e ‘O Estúdio’, aos 71 anos

‘Crepúsculo’ será exibido nos cinemas brasileiros; descubra quando

Sana 2026 se consolida como o maior festival geek do Norte e Nordeste e une entretenimento, cultura e impacto social
