Ícone do site Portal GCMAIS

Fortaleza reafirma título de capital geek do Brasil com 30 mil pessoas na abertura do Sana 2026

Fortaleza reafirma título de capital geek do Brasil com 30 mil pessoas na abertura do Sana 2026

Foto: Reprodução

Fortaleza voltou a se consolidar como a capital geek do Brasil com a abertura do Sana 2026 – Parte 1, realizada nesta sexta-feira (30) no Centro de Eventos do Ceará. Logo no primeiro dia, o evento reuniu quase 30 mil pessoas, público recorde para uma sexta-feira de janeiro, que circulou pelos três pavilhões do equipamento. A programação diversificada atraiu fãs de todas as idades com atrações de dublagem, games, e-sports, streamers, tecnologia e experiências imersivas, reforçando o Sana como um dos maiores encontros de cultura pop do país.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Segundo o presidente da Fundação Cultural Nipônica Brasileira (FCNB), Daniel Braga, a estreia superou as expectativas: “Foi a maior sexta-feira da história do evento em janeiro, com quase 30 mil pessoas passando por aqui. Tivemos grandes atrações e uma programação intensa, com atividades nas áreas de games, dublagem, realidade virtual, robótica e tecnologia. Além disso, recebemos o GeekAção, com escolas de diversos municípios do Ceará, reforçando o nosso compromisso social e educacional”.

O diretor institucional da FCNB, David Forte, destacou a dimensão nacional do evento: “Vendemos ingressos para mais de 23 estados brasileiros. A recepção do público foi surpreendente, especialmente com atrações como Feh Dubs, Cereaw e Grifo, que é cearense e volta ao Sana com enorme sucesso, lotando os palcos. As expectativas foram superadas de forma muito positiva”. A programação do primeiro dia incluiu apresentações musicais e teatrais, concursos de cosplay, campeonatos de games e arenas interativas, promovendo a integração entre cinema, séries, quadrinhos, tecnologia e economia criativa.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Publicidade

Programação

A primeira parte do Sana 2026 segue até domingo (1º/2), com atrações nacionais e internacionais. Entre os destaques estão Di Ferrero, ex-vocalista da banda NX Zero, e o rapper geek M4RKIM, além de dubladores como Charles Emmanuel e Hannah Buttel. O evento também conta com nomes internacionais como Jack Gleeson, Clive Standen e Lucy Martin, prometendo mais um fim de semana de celebração da cultura pop, intercâmbio cultural e encontro de diferentes gerações de fãs em Fortaleza.

Compromisso social, educacional e ambiental

Por meio do projeto GeekAção, o Sana já permitiu que mais de 70 mil crianças e jovens da rede pública participassem do evento gratuitamente. Nesta edição, com apoio do Governo do Estado, cerca de 40 mil jovens terão acesso à programação.

O festival também mantém iniciativas como:

Serviço – Sana 2026 Parte 1

Leia também | Pré-carnaval de Fortaleza: veja a programação do terceiro fim de semana

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile