Audiovisual

Filmes cearenses conquistam prêmios no Festival Internacional de Cinema de Berlim

As produções “Feito Pipa”, de Allan Deberton, e “Fiz um Foguete Imaginando que Você Vinha”, de Janaína Marques, foram reconhecidas em diferentes mostras do evento

Compartilhe:
21 de fevereiro de 2026
Portal GCMAIS

O Ceará ganhou destaque internacional neste sábado (21) com a premiação de dois filmes no Festival Internacional de Cinema de Berlim, conhecido como Berlinale. As produções “Feito Pipa”, de Allan Deberton, e “Fiz um Foguete Imaginando que Você Vinha”, de Janaína Marques, foram reconhecidas em diferentes mostras do evento.

Filmes cearenses conquistam prêmios no Festival Internacional de Cinema de Berlim
Foto: Jamille Queiroz / Divulgação.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

“Feito Pipa” recebeu o Urso de Cristal de Melhor Filme e o Grande Prêmio do Júri Internacional na mostra Generation Kplus, dedicada a obras voltadas ao público jovem. Já “Fiz um Foguete Imaginando que Você Vinha” foi premiado na seção Forum com o Tagesspiegel Readers Jury Award, concedido pelo júri de leitores do jornal alemão Tagesspiegel.

“Feito Pipa” recebe Urso de Cristal e Grande Prêmio do Júri

Dirigido por Allan Deberton, o longa “Feito Pipa” foi filmado em Quixadá, no Ceará, e tem como protagonista o ator mirim Yuri Gomes. O elenco conta ainda com Lázaro Ramos e Teca Pereira.

A trama acompanha Gugu, um menino de 12 anos que sonha em se tornar jogador de futebol. Criado pela avó de forma independente, ele precisa se reaproximar do pai após mudanças significativas em sua vida.

A produção é assinada pelas empresas Deberton Filmes e Biônica Filmes, em coprodução com a Warner Bros.. O projeto contou com patrocínios privados, apoio da Política Nacional Aldir Blanc, do Governo do Estado do Ceará, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), da Agência Nacional do Cinema e do Ministério da Cultura. Também houve parcerias com a Mistika, Nubank e Projeto Paradiso.

A premiação na Generation Kplus destacou o longa como uma das produções mais relevantes da edição deste ano do festival.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

“Fiz um Foguete Imaginando que Você Vinha” é premiado na Berlinale

O filme “Fiz um Foguete Imaginando que Você Vinha”, dirigido por Janaína Marques, integra a seção Forum da Berlinale. A obra acompanha Rosa, personagem interpretada por Verônica Cavalcanti, em uma jornada que mistura memória, realidade e imaginação, ao revisitar sua trajetória e reencontrar a mãe, vivida por Luciana Souza.

O longa, que marca a estreia de Janaína Marques na direção de longas-metragens, recebeu o Tagesspiegel Readers Jury Award. O prêmio é concedido pelo jornal alemão Tagesspiegel, cujo júri é formado por leitores selecionados que atuam de forma independente durante o festival. A estreia mundial do filme ocorreu em 15 de fevereiro.

A produção contou com recursos de R$ 1,4 milhão provenientes da Política Nacional Aldir Blanc, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará, além de R$ 600 mil do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Leia também | Xand Avião presenteia tecladista da época do Aviões do Forró com carro de luxo; vídeo

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.