ENTRETENIMENTO

Conheça a Síndrome de Tourette, doença mental da cantora Billie Eilish

Artista foi diagnosticada com a doença neurológica desde os 11 anos

Compartilhe:
25 de maio de 2022
Assistente de Redação vídeo

A cantora Billie Eilish abriu a intimidade e revelou, durante entrevista a David Letterman, que foi diagnosticada com Síndrome de Tourette aos 11 anos. O distúrbio é caracterizado por tiques motores ou vocais que ocorrem com bastante frequência.

Conheça a Síndrome de Tourette, doença mental da cantora Billie Eilish
Foto: Reprodução

 “A forma mais comum das pessoas reagirem é rindo, porque acham que estou tentando ser engraçada. E isso me deixa muito ofendida”, explicou.

Billie também minimizou as manifestações da doença em algumas situações.

“São coisas que você não notaria se estivesse apenas conversando comigo. E, durante as apresentações, quando estou me movimentando, não estou fazendo nem tique-taque”, disse.

Siga o GCMAIS no Google Notícias <<

Síndrome de Tourette

Síndrome de Tourette é uma doença relacionada à saúde mental e neurológica em que acontece um comprometimento psicossocial, causando um impacto na vida dos portadores e familiares. Comumente aparece associada a uma variedade de problemas emocionais e de comportamento. Tem início habitualmente na infância e adolescência, sendo descrita como perturbação de tiques vocais e motores múltiplos combinados.

Entre os sintomas descritos ,estão tiques motores (repetição de gestos obscenos, repetição de movimentos de outras pessoas), tiques vocais (repetição de palavras obscenas, repetição ou imitação de ecos de palavras que a própria pessoa acabou de dizer, repetição de palavras ou frases que ouve de outras pessoas). O Transtorno de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) também aparecem como sintomas da doença.

Acompanhe o GCMAIS no YouTube <<

A Síndrome de Gilles de la Tourette (ST), como a patologia é conhecida hoje em dia, foi descrita primeiramente em 1825 pelo médico francês Jean Marie Itard. Ele relatou o caso de uma nobre francesa que tinha tiques corporais desde quando tinha sete anos de idade. Ela emitia sons parecidos com latidos, além de pronunciar obscenidades que a forçaram a viver em reclusão por grande parte da sua vida. Porém, foi somente em 1984 que George Gilles de la Tourette, interno de Charcot no Hospital de la Salpêtrière, descreveu a patologia como um distúrbio caracterizado por múltiplos tiques, incluindo o uso inapropriado de palavras obscenas e a repetição involuntária de um som, palavra ou frase, baseando nos relatos do próprio Itard. A partir de então, a doença ficou conhecida como Síndrome de Gilles de la Tourette ou Sindrome de la Tourette.

Confira o vídeo

CONFIRA: Grupo Cidade reúne influenciadores em evento com a Spark

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.