Ícone do site Portal GCMAIS

Xuxa completa 60 anos em navio: relembre trajetória e polêmicas

Foto: Divulgação Blad Meneghel

A apresentadora Xuxa Meneghel celebra 60 anos nesta segunda-feira (27) com uma festa em alto mar, a bordo de um navio da frota MSC, que programou um evento de três dias, com shows de Daniela Mercury, Glória Groove, KLB e Claudia Leitte. Nascida em 27 de março de 1963, na cidade de Santa Rosa, no interior do Rio Grande do Sul, a loira se consagrou como Rainha dos Baixinhos após o apogeu de seus programas televisivos infantis na Manchete e na TV Globo.

> > Siga o GCMAIS no Google Notícias  < <

Trajetória de sucesso

Aos quinze anos, Xuxa foi descoberta por um funcionário de uma editora, que a convidou para um teste como modelo. Aos dezesseis anos, iniciou sua carreira em revistas. Nesta época, Xuxa namorou o jogador Pelé, que lhe deu ainda mais visibilidade na mídia. Em 1983, foi convidada pelo diretor Maurício Shermann para apresentar o Clube da Criança, na extinta TV Manchete, trabalhando como modelo durante a semana, em Nova York, e gravando aos finais de semana. Com o sucesso, ela trocou de emissora e estreou, na TV Globo, o Xou da Xuxa, em 1986.

O programa marcou gerações: Xuxa chegava em uma nave rosa e era recebida por suas paquitas, nome dado às secretárias de palco. Foram sete anos de programa, período em que a artista colecionou 139 discos de ouro, 52 de platina e 10 de diamante – somando mais de 14 milhões de cópias vendidas. O terceiro disco foi o responsável pelo primeiro recorde da apresentadora: entrar no Guiness Book (Livro dos Recordes) após vender 3,5 milhões de cópias com o Xou da Xuxa 3, em 1988. O disco trazia os hits: Ilariê, Arco-Íris, Abecedário da Xuxa e Brincar de Índio, entre outros. Em 1989, Xuxa criou a Fundação Xuxa Meneghel, com foco em educação, cultura e formação social de crianças carentes do Rio de Janeiro. Com o filme Lua de Cristal, ela levou 5 milhões de espectadores aos cinemas nacionais. Os programas infantis alcançaram tanto sucesso que Xuxa gravou em outros países: Argentina, Estados Unidos e Espanha tinham suas versões próprias conduzidas pela apresentadora.

>  > Acompanhe o GCMAIS no YouTube  < <

Publicidade

Em 1998, Xuxa se tornou mãe com o nascimento de Sasha, sua única filha, fruto do relacionamento com o ator Luciano Szafir. À época, o Jornal Nacional fez uma cobertura completa direto do hospital em que Sasha veio ao mundo.

Após quase 30 anos, Xuxa Meneghel deixou, em 2015, a TV Globo, onde comandou programas como Planeta Xuxa, Xuxa Park e Xuxa no Mundo da Imaginação, e assinou contrato com a Record TV, onde apresentou as atrações Xuxa Meneghel, Dancing Brasil, Canta Comigo e The Four. Em 2021, ela retornou para o Grupo Globo. Em 2023, a artista foi homenageada com um documentário dirigido por Pedro Bial para o GloboPlay, com estreia prevista para o primeiro semestre, e recebeu homenagens na TV Globo, no GNT e no Multishow.

Xuxa em Fortaleza

Xuxa apresentou shows das principais turnês na capital cearense. A mais recente apresentação ocorreu em 2018, no estacionamento de um shopping do bairro Papicu. Mas o momento acabou se tornando polêmico por conta de um imprevisto com a aeronave que levaria a loira de volta ao Rio de Janeiro.

Polêmicas

Entre as polêmicas ao longo da carreira com mais de três décadas na televisão, Xuxa viu seu nome envolvido em uma acusação de um suposto pacto macabro para alcançar o sucesso. “Já ouvi algumas pessoas falando, lá no início (da carreira), ‘ah, ela tem pacto com o diabo’. Meu Deus do céu. Alguém que tem um pacto com o cara lá debaixo não poderia ter nem um terço das coisas que eu tenho, porque é dar muita força para o cara lá debaixo. Eu tenho realmente uma relação de amizade e de amor com o cara lá de cima, e Ele também tem comigo. Senão eu não teria o que eu tenho, não teria mesmo, sabe? Uma das coisas que eu mais gosto, quando estou perto do meu público, é perguntar se todo mundo está feliz”, afirmou em entrevista ao canal Seja Seu.

Recentemente, ela deu o que falar ao declarar que já chegou a pensar que Sasha, sua única filha, teria vergonha de tê-la como mãe. “Na faculdade de Moda em que ela estudava, foram falar dos anos 1980 e mostraram uma imagem minha. Ela fotografou na hora e disse que eu era um ícone. Ficou orgulhosa. Ter sido uma pessoa que lançou moda a surpreendeu. Foi bacana, porque achava que ela tinha vergonha de ser minha filha. Por exemplo, quando alguém dizia que parecia comigo, ela não reagia, e isso me machucava. Mas, em 2022, ela fez fotos com os meus antigos looks. Chorei ao saber que a ideia partiu da Sasha por ela me considerar um exemplo no universo da moda, que está ligada à carreira que ela escolheu. Sasha sempre foi meu maior orgulho, mas eu não sentia reciprocidade. Hoje, vejo que ela me admira”, declarou em entrevista à Caras.

Sair da versão mobile