Documentário narra trajetória de cearenses vítimas da ditadura militar no Brasil | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
HISTÓRIA
Documentário narra trajetória de cearenses vítimas da ditadura militar no Brasil
Redação GCMAIS
Postado em 21 de janeiro de 2021
Documentário narra trajetória de cearenses vítimas da ditadura militar no Brasil
Foto: Reprodução

O documentário “Memórias Reveladas: os jornalistas cearenses vítimas da ditadura militar 1964/1985” será lançado nesta quinta-feira (21), às 19h, em uma solenidade virtual. No filme, com 26 minutos de duração, profissionais relatam prisões e torturas durante o regime ditatorial.

“Este documentário é apenas um breve recorte de histórias e fatos tristes vivenciados por jornalistas no exercício profissional, e que há oito anos pareciam coisa do passado”, avalia Marilena Lima, diretora.

O curta-metragem também conta com depoimentos de familiares das vítimas. Após a solenidade de lançamento, o filme será exibido, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce).

Com produção iniciada em 2013, o filme foi finalizado por meio de fomento da Lei 14.077 – Lei Aldir Blanc, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor), e retrata como o golpe militar de 1964 encontrou abrigo no Ceará.

A produção tem roteiro e direção da jornalista Marilena Lima e é baseada nas informações coletadas pela Comissão da Verdade, Memória e Justiça dos Jornalistas do Ceará, organizada pela Sindjorce e responsável, em 2013, pelo levantamento dos casos de violações dos direitos humanos cometidos contra integrantes da categoria no Estado no período de 1964 a 1988.


Deixe seu comentário