Portal GCMAIS

Festival Forcaos está mais que consolidado e se tornou patrimônio cultural

Forkaos, festival que se tornou patrimônio cultural de Fortaleza.

Em sua vigésima quarta edição, o festival Forcaos está mais que consolidado como representante real da identidade musical de Fortaleza. Transformado em patrimônio cultural da cidade por um projeto da então vereadora, hoje deputada estadual, Larissa Gaspar, o Forcaos é o principal festival da cadeia produtiva de cultura alternativa Alencarina.

Mais de 300 grupos entre locais e nacionais já passaram pelo Forcaos

Desde 1999 o Forcaos existe como alternativa para o público roqueiro na capital do Ceará. É lugar comum repetir que o nome do festival faz alusão a micareta de carnaval fora de época daqui, até nisso a cultura no Ceará saí ganhando pois desde o inicio o Forcaos democratiza espaços, sendo a alternativa perfeita para o público que lhe tem fidelidade.

Estimamos, que nesse período de atividades, tenham circulado pelo Forcaos mais de 300 grupos entre locais e nacionais. Porém, mesmo com toda essa história o maior desafio é consolidar os apoios e as parcerias. “Longevidade não garante que terão recursos e apoiadores a cada edição, entretanto, existe a vontade de fazer do grupo realizador que está junto há uns doze anos”. Acrescenta Amaudson Ximenes, idealizador do festival e presidente da ACR, Associação  Cearense de Rock.

https://www.youtube.com/watch?v=7AjKglxL2q4

Publicidade

A produção cultural é uma constante da ACR e o Forcaos é a cereja do bolo da cultura

A produção cultural é uma constante para a ACR, sua luta política, simbólica e de resistência pela identidade cultural do rock do Ceará não para nunca. Nesse ano o Forcaos conta apoios importantes dos equipamentos de cultura do Estado e do município. Teatro José de Alencar, Cineteatro São Luiz e Dragão do Mar além da Vila das Artes e das secretarias de Governo e da Cultura.

Posso afirmar aqui que esse apoio ainda é muito pequeno frente ao apoio dado a outros eventos na cidade e no estado, sendo que muitas vezes não se tem o caráter de valorização de uma nova identidade cultural como o Forcaos tem. É preciso investir na nossa capacidade criativa e fazer com isso uma inversão, algo que já acontece de maneira muito honesta com o pessoal do humor cearense, porém, para isso acontecer, tanto o Estado como a iniciativa privada por meio das leis de incentivo, precisam perder a característica “colonizada” de pensar cultura no entretenimento. Somos a quarta capital do país, super cosmopolita e ao mesmo tempo com um cultura regional riquíssima, fazer acontecer a Fortaleza da identidade cultural é o sentimento de todos nós artistas cearenses.

 

24 edições e muitas histórias no Forcaos

Forcaos é mais uma prova da pluralidade cultural de fortaleza.

 

Forcaos arrecada meia tonelada de alimentos para o programa Mais Mesa no TJA

Festival Forcaos está mais que consolidado nas ações solidárias também, reconhecidas como uma de suas características essenciais. Para isso, esse ano por exemplo tem a campanha de incentivo a doação de sangue junto ao Hemoce, o que garante meia entrada no São Luiz para o show histórico da Dorsal Atlântica. O Mesa Brasil, capitaneado pelo SESC é outra ação dentro do festival, no teatro José de Alencar. Foram arrecadados 500 quilos de alimentos no final de semana passado, nesse sábado agora é a vez de apoiar uma entidade da sociedade civil que trabalha em colaboração com moradores de rua, o instituto Recanto da Rua. Para o Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil-CCBNB, serão arrecadados mais alimentos para o Mesa Brasil.

Dia 28 é a vez do Conexões Periféricas em parceira com a Associação dos Moradores do Titanzinho e o Coletivo Critica Radical com a realização de um cortejo e a apresentação das bandas locais: The Good Garden, In no Sense e Eternamente do bairro Serviluz.

Toda essa atividade faz o Forcaos ser esperado todo ano com muita paixão pelo comunidade roqueira do Ceará, desejamos vida longa ao nosso principal festival e voltaremos semana que vem valorizando o trabalho de outro artista com DNA de nossa cearensidade.

>> Acompanhe o GCMAIS no YouTube <<

 

Sair da versão mobile