Sucesso de audiência e faturamento, jornalístico comemora 20 anos de exibição
Cidade 190: duas décadas que se misturam com a história do Ceará
Narrativas que contam a história do Ceará nas últimas duas décadas. O Cidade 190 completa 20 anos ininterruptos no ar em janeiro de 2021, consagrando-se como companheiro fiel do público, atraído não somente pela notícia, mas pelo jeito cearense de informar.
O formato foi idealizado pelo empresário Miguel Dias de Souza [in memorian] que planejava um programa popular que fosse um porta-voz de uma camada mais vulnerável da sociedade cearense. Ferreira Aragão foi o primeiro a comandar o jornalístico. Edson Silva e a dupla Evaldo Costa e Vitor Valim chegaram em seguida.
Evaldo Costa, que já era repórter da TV Cidade Fortaleza, rapidamente conquistou o público com sua maneira coloquial de informar sobre o cotidiano.
“Eu já vinha sendo substituto desde o começo do programa, mas essa apresentação se intensificou quando eu estive ao lado do apresentador Vitor Valim. Nós formamos a dupla de grande sucesso na frente do Cidade 190”, comentou Evaldo.
A parceria marcou 16 dos 20 anos do programa. Vitor Valim deixou a TV Cidade Fortaleza no fim do ano passado.
“O Cidade 190 sempre foi um palco para defender os servidores públicos, para defender os feirantes, para defender os cidadãos que estavam sendo expulsos de suas casas por facções, para defender a juventude que busca por esporte, para defender a mãe que procura o posto de saúde. O Cidade 190 sempre defendeu quem está do outro lado, por isso é líder de audiência”, explicou Valim.
O programa rapidamente caiu no gosto do cearense e se tornou uma das maiores audiências entre as emissoras de televisão no Estado. Consolidado pelo público, o Cidade 190 costuma disputar o primeiro lugar do horário de almoço diariamente.
“O sucesso do Cidade 190 é sinônimo do sucesso da TV Cidade Fortaleza ao longo dos anos. Somos referência em jornalismo policial e priorizamos um modo sério, isento e contextualizado de transmitir informação para o nosso público. O sentimento, nesses 20 anos de Cidade 190, é de alegria e muita gratidão”, comemora Mayara Silva, diretora geral do Grupo Cidade de Comunicação (GCC).
O assalto ao Banco Central, a morte de “Mel” e “Kel”, a Chacina das Cajazeiras e, mais recentemente, a queda do Edifício Andrea. Todos esses crimes repercutiram no Brasil e fora dele. Tudo foi registrado por equipes do programa diário, que não se atenta somente aos fatos da segurança pública.
“Durante os 20 anos muitas mudanças aconteceram. Somos um canal direto com a comunidade que nos procura pelas redes sociais, WhatsApp, telefone. O Cidade 190 é o carro chefe do jornalismo social no Ceará. Na pandemia nos consolidamos como um canal entre o nosso telespectador e as autoridades. Busca por leitos, testes, denúncias sobre superlotação nos transportes públicos, tudo isso foi questionado por quem está em casa e nos esforçamos para dar esse retorno”, diz a produtora Pity Maria.
Leia mais | Live celebra duas décadas do programa Cidade 190
José Filho hoje é diretor do programa em que começou sua trajetória no telejornalismo cearense. Na frente das câmeras ou nos bastidores, sua história se mistura com a do telejornal popular.
“Eu tenho muito orgulho de fazer parte do Cidade 190. Eu sou muito grato à família Dias de Souza, ao nosso saudoso Miguel Dias, a todos os diretores. A oportunidade que tive aqui, não se tem todo dia. Cheguei aqui no segundo semestre da faculdade, passei por todos os estágios até chegar à direção. Somos porta-voz das minorias”, comemora.
O formato, embora presente em outras emissoras por todo o país, conseguiu construir ao longo desse tempo, uma identidade própria para se comunicar com o cearense.
Para Maria Dias, coordenadora de Marketing do GCC, completar duas décadas no ar é a colheita de “um trabalho de anos de dedicação, responsabilidade, investimento e planejamento envolvendo uma ampla e diversificada equipe, que tem múltiplos talentos e compreende a importância de um esforço coeso e focado”.
Gaída Dias, diretora executiva do GCC, afirma que a audiência e a popularidade do jornal refletem no retorno em vendas.
“Tudo era milimetricamente estudado. Desde os break comerciais aos comentários e matérias exibidas. Eu sempre acompanhei de perto o sucesso e os destaques do programa. Já conseguimos chegar a 33 pontos de pico e isso nos dá muito mais responsabilidade, mesmo estando nos bastidores. É um programa que precisa de atenção como outros. Mas devido ao alcance e conteúdo exibido, precisamos estar atentos a cada cena e matéria que vai ao ar”, detalha Gaída.
Edson Ferreira, diretor de Negócios, concorda sobre o sucesso comercial do Cidade 190. “Ele não é só vendável, é extraordinariamente vendável. É um produto realmente muito atraente na nossa grade. Ele tem um componente jornalístico atualizado que agrega muito conteúdo à nossa população. Obviamente isso agrada nossos anunciantes”.
Para Nicolle Mattos, diretora de Performance, ficar no ar diariamente por duas décadas torna o Cidade 190 um case de sucesso, “não somente para a TV Cidade, mas para a televisão como um todo. Um conteúdo jornalístico que performa muito bem e que traz uma identificação enorme com o público”.
Miguel Dias Filho, presidente do Grupo Cidade de Comunicação, afirma que as duas décadas de sucesso do programa são motivo de orgulho para todos.
“Cidade 190 faz parte da história da TV Cidade Fortaleza e do público cearense. Sem dúvida alguma, compõe a rotina do telespectador na hora do almoço, sempre com informações relevantes e abordagens próprias. Um orgulho para a empresa poder celebrar 20 anos de um programa tão popular e respeitado”, finaliza o presidente.
https://www.youtube.com/watch?v=dR-sDmA3_54&t=1800s
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.