MAIS EMPATIA

Perfil no Instagram reúne fotos e relatos de vovôs vacinados contra a Covid-19

“A gente vai mostrando que vacinar é um ato de amor, um ato de cuidado, e que existem pessoas que amam aqueles e aquelas que estão sendo imunizadas”

Compartilhe:
12 de fevereiro de 2021
Teste Teste

Uma ideia cheia de afeto tem ganhado cada vez mais destaque nos últimos dias no Instagram. O perfil Vovós Jacarés, criado pela pesquisadora Ana Carolina Nunes e pela jornalista Bruna Tavares, traz fotos e relatos de idosos que receberam a vacina contra a Covid-19. As amigas, que moram em São Paulo (SP), ficavam felizes quando viam pessoas mais velhas sendo imunizadas e sentiram falta de um lugar que reunisse um pouco da história desses idosos.

Perfil no Instagram reúne fotos e relatos de vovôs vacinados contra a Covid-19
Idosa utiliza presente de neto como enfeite no cabelo durante vacinação (Foto: Reprodução Instagram)

“Eu ficava muito feliz pelo sentimento de esperança e por saber do alívio que a vacina trazia para essas pessoas e para as famílias também”, explicou Ana Carolina. Junto com Bruna, a jovem criou a conta com a missão de propagar essa experiência positiva. Além disso, elas acreditam que, por meio da empatia, podem colaborar na conscientização em relação à importância da vacinação.

“Tem uma coisa que a gente viu muito nos últimos dias: pessoas participando de festas clandestinas e aglomerações, mostrando não ter empatia e cuidado com as pessoas que estão na linha de frente e também com as pessoas mais vulneráveis, porque quem participa de festa está colocando os idosos da própria família em risco”, destacou a pesquisadora.

“Nossos Vovós Jacarés”

De acordo com Bruna, o nome surgiu de forma muito natural quando ela e Ana estavam desenvolvendo o projeto. As duas se lembraram da polêmica que repercutiu na internet devido a uma declaração do presidente sobre a vacinação. “Se você virar um jacaré, é problema seu”, disse Bolsonaro em um de seus discursos no final do ano passado. “Então, definimos que seriam os nossos vovós jacarés”, relatou a jornalista.

“Não achamos nada mal, jacarés não gostam de se deslocar em bando? É isso que desejamos para os nossos anciões depois que a pandemia passar, que eles desfrutem a sua liberdade com segurança e vivam bons momentos com aqueles que eles amam depois de tanta solidão e isolamento”, ressaltou Bruna.

“Vocês já escolheram o look para a vacinação igual a Ruth? O jacaré no arquinho [tiara] foi um presente de seu neto que ela guardou ansiosamente para usar nesse dia tão especial, principalmente depois de positivar para a doença em dezembro. Ela contou para gente que está ‘agradecida e louca para tomar a segunda dose’. Fica tranquila que já já você será uma jacaré imunizada e nós ficaremos ansiosos pelo o look da segunda dose”, diz uma das publicações do perfil.

Vacinar é um ato de amor

Ana Carolina ainda contou que o trabalho no Instagram tem mostrado que muitas pessoas estão preocupadas com seus familiares e por isso têm levado os avós, os pais e os tios para receberem a dose contra o coronavírus. “A gente vai mostrando que vacinar é um ato de amor, um ato de cuidado, e que existem pessoas que amam aqueles e aquelas que estão sendo imunizadas”, finalizou a jovem.

As pessoas têm se sensibilizados bastante, mandando, inclusive, mensagens de carinho. As fotos que são publicadas no perfil são enviadas pelos familiares dos idosos com um pequeno relato sobre a vacinação.

“As histórias sempre mostram o carinho dos parentes pelas pessoas que estão sendo imunizadas… e para nós, quando a gente posta, é como se fossem os nossos próprios avós”, revelou Ana.

Quem tiver interesse em enviar a foto do seu parente querido, basta mandar um e-mail para jacaresvovos@gmail.com com a imagem e um pequeno relato. Para conferir, as publicações que já foram feitas no perfil clique aqui.

CHEGA JUNTO

Clique e confira conteúdos que vão ajudar você a lidar com a pandemia

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.