O fogo que atingiu a área interna da Arena Castelão, na manhã deste sábado (30), foi controlado, segundo informações do Corpo de Bombeiros do Ceará. A corporação anunciou que, apesar das fortes chamas e da fumaça, apenas uma cabine e parte do teto foram destruídos pelo fogo. Sete guarnições trabalharam no local e conseguiram debelar o fogo em pouco mais de duas horas. As causas do incêndio estão sendo investigadas.
O incêndio foi relatado à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) por volta de 10 horas. Há suspeita é que o incêndio tenha iniciado com um curto-circuito em uma cabine de rádio e se espalhado pela estrutura metálica.
Funcionários estavam no local preparando o gramado para as partidas que aconteceriam neste final de semana. Ninguém ficou ferido. O trânsito chegou a ser bloqueado nos arredores da Arena Castelão, mas já foi liberado.
Em nota, a Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) informou que o primeiro combate foi realizado pela equipe de brigadistas da Arena. “Todo o sistema de combate a incêndio foi acionado, funcionando os hidrantes e sprinklers (disparadores de água do teto) do setor das cabines de rádio, onde estava o foco do incêndio. Em tempo, imagens que circulam nas redes sociais dando conta do combate ao incêndio sendo realizado por outras pessoas não são do setor afetado pelo foco do incêndio”, diz um trecho do comunicado.
No Twitter, o governador Camilo Santana disse ter acompanhado com preocupação o incêndio. “Todas as providências foram tomadas de imediato pelo Governo do Estado. Cinco equipes do Corpo de Bombeiros foram destacadas para o local e controlaram o incêndio”, escreveu o chefe do Executivo estadual.
Acompanhei com preocupação o incêndio em uma das cabines de imprensa da Arena Castelão na manhã deste sábado. Todas as providências foram tomadas de imediato pelo Governo do Estado. Cinco equipes do Corpo de Bombeiros foram destacadas para o local e controlaram o incêndio. (Cont)
— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) January 30, 2021
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram uma forte fumaça preta no local. Confira:
Incêndio atinge Arena Castelão: https://t.co/SPwLPwdfc5 pic.twitter.com/ILc3VJ6T2J
— Portal GCMAIS (@gcmaisonline) January 30, 2021
Em um dos vídeos, funcionários tentam apagar o fogo. Confira:
Momento em que funcionários tentam apagar o fogo na Arena Castelão: https://t.co/SPwLPwdfc5 pic.twitter.com/ZjVKnY7yOL
— Portal GCMAIS (@gcmaisonline) January 30, 2021
Partidas programadas
O estádio receberia neste sábado (30) a primeira partida da final da Série D do Brasileirão entre Floresta-CE e Mirassol-SP. Em nota oficial, a Diretoria de Competições da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) informou que, em função do incêndio, a final será realizada no Estádio Carlos de Alencar Pinto, às 16 horas.
Além da partida deste sábado, a Arena Castelão também receberá o jogo entre Ceará e Athlético Paranaense no domingo (31) pela 33ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. A Diretoria de Competições da CBF também informou que o jogo deste domingo (31) pelo Brasileirão terá decisão informada ao longo do dia.
Histórico da Arena Castelão
A Arena Castelão custou cerca de R$ 500 milhões e é o principal palco de eventos esportivos e culturais da capital cearense. Em 2013, recebeu partidas da Copa das Confederações e, em 2014, da Copa do Mundo. Além disso, deu espaço para shows internacionais, como de Beyoncé, Paul McCartney e Elton John.