Ainda não sabemos quem será o grande campeão da Libertadores 2020. Porém, o que já temos certeza é que a conquista, disputada entre Palmeiras e Santos, garante o 20º título para o futebol brasileiro no torneio continental.
As 19 conquistas já confirmadas até aqui estão divididas entre dez times: Santos, São Paulo e Grêmio, com três taças cada, Cruzeiro, Internacional e Flamengo, com duas, além de Vasco, Atlético-MG, Corinthians e Palmeiras, que venceram uma vez. Ou seja, os dois finalistas já tiveram a honra de erguer a taça mais cobiçada da América. Enquanto o Alviverde busca o bicampeonato, o Peixe tenta o tetra, o que o tornaria isoladamente o brasileiro com mais títulos no torneio.
Apesar do Santos ter mais títulos, os dois times estão empatados em números de finais: cinco para cada lado (contando a edição atual). A diferença é que o Palmeiras perdeu a maioria delas: três, enquanto o rival só foi derrotado uma vez até aqui.
Mesmo com o 20º título garantido, o Brasil continua atrás da Argentina em número de conquistas na Libertadores. Os ‘Hermanos’ já foram campeões 25 vezes. Porém, com menos times levantando taças: oito. O que contribui bastante para a liderança deles é que Independente (sete) e Boca Juniors (seis), são os maiores campeões do continente. Os outros títulos são divididos entre River Plate e Estudiantes, com quatro taças cada, além de San Lorenzo, Racing, Vélez e Argentinos Juniors, campeões uma vez cada.
Além de Brasil e Argentina, os títulos da Libertadores são divididos em: Uruguai (8), Colômbia (2), Paraguai (3), Chile (1) e Equador (1). Times de apenas três países nunca conquistaram o torneio mais importante do continente: Peru, Venezuela e Bolívia.
A edição de 2020 coloca ainda frente a frente os dois primeiros colocados na fase de grupos. E eles tiveram campanhas iguais: cinco vitórias e um empate, com 16 pontos ao todo. O Palmeiras ficou com a melhor campanha por causa do saldo de gols. Na fase mata-mata, o Alviverde também leva a melhor, com quatro vitórias, um empate e uma derrota, enquanto o Santos venceu três, empatou duas e perdeu uma vez.
Essa será a quarta final disputada entre Palmeiras e Santos. Por enquanto, a vantagem é do Alviverde, com duas conquistas sobre o rival. A mais marcante delas foi na Copa do Brasil de 2015. Na partida de ida, na Vila Belmiro, o Santos venceu por 1 a 0. Na volta, no Allianz Parque, Dudu fez dois para o Palmeiras, mas viu Ricardo Oliveira descontar e levar a decisão para os pênaltis. Nas cobranças, o Verdão levou a melhor, com direito a gol de Fernando Prass. As outras duas decisões foram em Campeonatos Paulistas. A primeira vez foi em 1959, quando o Palmeiras venceu a lendária equipe de Pelé e companhia. O troco veio somente em 2015, ano em que os times disputaram duas finais. No estadual, o Peixe levou a melhor sobre o Verdão, em disputa de pênaltis emocionante na Vila Belmiro.
E o palco da final é especial tanto para Santos quanto para Palmeiras, já que os dois conquistaram alguns dos títulos mais importantes de suas histórias no Maracanã. Em 1963, por exemplo, o Peixe de Pelé derrotou o Milan para conquistar o Mundial de Clubes, o segundo de sua história. No mesmo ano, a equipe já havia derrotado o Boca Juniors no palco carioca por 3 a 2, pela partida de ida da final da Libertadores. Contudo, o título foi sacramentado na Argentina, em La Bombonera. Alguns anos antes, em 1951, o Palmeiras empatou com a Juventus, também no Maracanã, para levar o título da Copa Rio, torneio esse que o Alviverde paulista alega ser equivalente ao atual Mundial de Clubes, o que não é reconhecido pela Fifa. Já em 1967, o Verdão foi campeão brasileiro no estádio mais famoso do Brasil, derrotando o Náutico por 2 a 0, com gols de César Maluco e Ademir da Guia.
E dessa vez, quem sairá com a taça? Faça suas apostas e curta mais esse momento marcante na história do futebol brasileiro!