Os Jogos Olímpicos de Tóquio se aproximam e faltando pouco mais de dois meses, o Comitê Olímpico Internacional (COI) vacinou os primeiros atletas na manhã desta segunda-feira (17), em Fortaleza. A capital cearense é um dos centros escolhidos pelo Comitê para imunização.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
O grupo de 26 atletas receberá duas doses da vacina da Pfizer, segundo entendimento entre as Secretarias da Saúde do Município e Estado, Ministérios da Saúde, da Defesa e o Conselho Olímpico Brasileiro (COB). A aplicação acontece no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, de 12 de maio a 21 de junho.
As disputas das Olimpíadas estão previstas para ocorrer entre 23 de julho e 8 de agosto. Um total de 1.266 pessoas vai ser imunizado em diferentes estados do Brasil.
Entre os atletas cearenses com participação nos jogos olímpicos está a dupla de vôlei de praia Ana Patrícia e Rebeca que recebeu primeira dose da vacina contra Covid-19. A atleta cearense do surf, Silvana Lima, e Vittória Lopes, do triatlo, receberam as vacinas em outros locais. O nadador Luiz Altamir foi imunizado nesta segunda-feira (17), mas no Rio de Janeiro.
As doses foram doadas pela Pfizer e não foram retiradas do quantitativo enviado às unidades federativas para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19. Com isso, a imunização dos desportistas não deve afetar o esquema vacinal que segue em andamento no Ceará.
Os Jogos Olímpicos deveriam ter ocorrido em 2020, mas foram adiados para este ano por conta do novo coronavírus.
Aplicação da vacina
O período da aplicação entre 12 de maio a 21 de junho, vai contemplar a aplicação das duas doses do imunizante, que deve ter intervalo de 21 dias entre primeira e segunda dose.
>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<