Portal GCMAIS

Olimpíadas de Tóquio: confira o desempenho dos atletas cearenses neste fim de semana

Adriana 'Doce', Silvana Lima e Rebecca foram algumas das representantes cearenses em Tóquio. Foto: COB/Divulgação

Entre os 302 atletas da delegação brasileira que disputam medalhas nos Jogos Olímpicos de Tóquio, estão 10 representantes do Ceará. Cinco deles tem compromisso marcado no primeiro fim de semana da competição, que teve início na última sexta-feira (23): Adriana ‘Doce’ (handebol), Thiago Monteiro (tênis), Rebecca (vôlei de praia), Silvana Lima (surfe) e Manoel Messias (triatlo).

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Dos 10 cearenses, oito que de fato nasceram no Estado e dois “cearenses de coração”, que foram criados e começaram a praticar o esporte que competem por aqui. Na lista, são seis mulheres (Ana Cláudia Lemos, Silvana Lima, Rebecca Silva, Adriana ‘Doce’, Laila Ferrer e Vittoria Lopes) e quatro homens Luiz Altamir, Marlon Zanotelli, Manoel Messias e Thiago Monteiro.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Acompanhe o desempenho dos representantes cearenses entre sexta-feira (23) e domingo (25):

Publicidade

Silvana Lima (surfe)

Silvana garantiu vaga nas oitavas.

A cearense Silvana Lima abriu as oitavas de final do surfe da Olimpíada de Tóquio 2020 na noite deste domingo (25) e venceu a bateria contra a portuguesa Teresa Bonvalot, somando 12.17 contra 7.50 da adversária. Com isso, Silvana está classificada para as quartas de final e segue na disputa por um lugar no pódio. Natural de Paracuru, Silvana tinha avançado na primeira fase na vice-liderança da bateria 3, com 12.13 pontos, ficando só atrás da australiana Stephanie Gilmore, que somou 14.50.

Thiago Monteiro (tênis)

Thiago perdeu na estreia e está eliminado. Foto: Gaspar Nóbrega/COB

O cearense Thiago Monteiro entrou em quadra no 1º dia das disputas do tênis em Tóquio. Melhor tenista brasileiro no ranking da ATP (95º), o cearense acabou superado pelo alemão Jan-Lennard Struff (48º) por 2 sets a 0, na 1ª rodada da chave de simples. As parciais foram de 6/3 e 6/4, em 1h16 de jogo. Com o resultado, Thiago se despede da competição.

Adriana Doce (handebol)

Adriana marcou e teve uma atuação de destaque contra a Rússia. Foto: Wander Roberto/COB

Com a cearense Adriana Cardoso, a Doce, a seleção brasileira de handebol feminino estrearam com empate com a equipe do Comitê Olímpico Russo, atual campeã olímpica, na noite deste sábado (24), em 24 a 24. Adriana ficou parte da partida no banco, mas entrou no decorrer e foi importante reação do time brasileiro, deixando sua marca em partida. O Brasil volta à quadra contra a Hungria, na segunda-feira (26), às 23h (de Brasília)..

Rebecca (vôlei de praia)

Rebecca é cearense e Ana Patrícia é mineira. Foto: Miriam Jaske/COB

Representante do Ceará no vôlei de praia, Rebecca estreou com vitória ao lado da parceria Ana Patrícia neste domingo (25) Em duelo válido pelo grupo D, a dupla brasileira venceu por 2 sets a 0 Brackcides Khadambi e Gaudencia Makokha, do Quênia. As parciais foram de 21 a 15 e 21 a 9.

Ana Patrícia (que é mineira) e Rebecca são as cabeças de chave número quatro do torneio olímpico e chegam ao torneio embaladas por uma medalha de prata na etapa quatro estrelas de Gstaad, na Suíça, competição do Circuito Mundial, e última que elas disputaram antes do embarque para o Japão.

Na terça-feira (27), a dupla brasileira volta à quadra para enfrentar Graudina e Kravcenoka, da Letônia, às 23h. No último jogo da 1ª fase, Ana Patrícia e Rebecca encaram as americanas Claes/Sponcil, às 21h.

Manoel Messias (triatlo)

Messias terminou a prova em 1 hora, 48 minutos e 11 segundos. Foto: COB/Divulgação

Único representante brasileiro na prova individual masculina do triatlo (modalidade que reúne disputas de corrida, nado e ciclismo), Manoel Messias terminou a prova 28º lugar entre 49 participantes. Ele completou o percurso 1 hora, 48 minutos e 11 segundos.

A medalha de ouro da prova do triatlo masculino ficou com o norueguês Kristian Blummenfelt,com o tempo de 1 hora, 45 minutos e 4 segundos. A prata ficou com o britânico Alex Yee. O neozelandês Wayden Wilde fechou o pódio, ficando com o bronze.

* Luiz Altamir, Vittoria Lopes, Marlon Zanotelli, Ana Cláudia Lemos e Laila Ferrer entrarão em ação nos próximos dias.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile