Ceará conta com 10 representantes brigando por medalhas nas olimpíadas
Sete representantes cearenses já competiram pelo menos uma vez nas Olimpíadas de Tóquio; confira o desempenho
Os Jogos Olímpicos de Tóquio, que começaram na última sexta-feira (23), contam com 10 representantes cearenses, que integram a delegação de 302 atletas do Brasil que luta por medalhas em solo japonês.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Cinco cearenses já finalizaram suas participações: Vittoria Lopes, Silvana Lima, Luiz Altamir, Thiago Monteiro e Manoel Messias. Outros dois seguem disputando partidas, caso de Adriana ‘Doce’ e Rebecca. Mais três competidores entrarão em ação nos próximos dias: Marlon Zanotelli, Ana Cláudia Lemos.
Confira o desempenho dos cearenses nas Olimpíadas de Tóquio:
Rebecca (vôlei de praia)
A cearense Rebecca, que faz dupla Ana Patrícia, já fez duas partidas na competição de vôlei de praia feminino. Até aqui, somam uma vitória e uma derrota. Nesta terça-feira (27), a dupla foi derrotada por Tina Graudina e Anastasija Kravcenoka, da Letônia, por 2 sets a 1 (parciais de 15/21, 21/12 e 12/15), no Parque Shiokaze.
Na estreia do grupo D, Ana Rebecca e Patrícia superaram as quenianas Gaudencia Makokha e Brackides Khadambi por 2 sets a 0. Agora, Ana Patricia e Rebecca enfrentam Kelly Claes e Sarah Sponcil na próxima sexta-feira (30), a partir das 21h (horário de Brasília), em busca de uma vaga para as oitavas de final.
Rebecca comentou a expectativa do jogo da próxima sexta contra a dupla norte-americana: “É um jogo parecido com o nosso [das americanas], jogam com a bola mais baixa, é um jogo que encaixa, não vai ser fácil. Mas vamos estudar bem as duas para apresentarmos uma boa partida”.
Luiz Altamir (natação)
Cearense de coração, Luiz Altamir se classificou para os Jogos para integrar o time brasileiro que disputou o revezamento 4 x 200 metros da natação. Na final da disputa, realizada nesta terça-feira (27), o Brasil terminou na oitava, e última, posição. A prova foi realizada nesta quarta-feira (28) no Centro Aquático da capital japonesa. O jovem quarteto formado por Fernando Scheffer, Murilo Sartori, Breno Correia e Luiz Altamir cravou o tempo de 7min8s22, quase meio segundo acima da marca feita na eliminatória, que também rendeu a eles o oitavo lugar. Essa foi a 2ª participação de Luiz em Jogos Olímpicos, que tem 25 anos e estreou em olimpíadas na Rio-2016.
Vittoria Lopes (triatlo)
A cearense Vittoria Lopes disputou nesta segunda-feira (26) a prova do triatlo feminino, realizada no Odaiba Marine Park, um dos principais pontos turísticos de Tóquio. Com o tempo de 2 horas, 3 minutos e 9 segundos, Vittoria cruzou a linha de chegada de 28º lugar, melhor colocação entre as duas brasileiras que participaram da prova, que contou também com Luisa Baptista, que fechou em 32º lugar.
Vittoria começou a prova num ritmo forte e fechou a etapa de natação em 2º lugar. A cearense seguiu bem na disputa do ciclismo, figurando entre 6º e o 7º tempo. Contudo, na transição para a última disputa, a corrida de 10km, perdeu posições e ficou distante do pelotão que brigou por medalhas. Aos 25 anos, Vittoria, que é filha da multicampeã Hedla Lopes, fez sua primeira participação em Olimpíadas.
Manoel Messias (triatlo)
Único representante brasileiro na prova individual masculina do triatlo (modalidade que reúne disputas de corrida, nado e ciclismo), Manoel Messias terminou a prova 28º lugar entre 49 participantes. Ele completou o percurso 1 hora, 48 minutos e 11 segundos.
A medalha de ouro da prova do triatlo masculino ficou com o norueguês Kristian Blummenfelt,com o tempo de 1 hora, 45 minutos e 4 segundos. A prata ficou com o britânico Alex Yee. O neozelandês Wayden Wilde fechou o pódio, ficando com o bronze.
Thiago Monteiro (tênis)
O cearense Thiago Monteiro entrou em quadra no 1º dia das disputas do tênis em Tóquio. Melhor tenista brasileiro no ranking da ATP (95º), o cearense acabou superado pelo alemão Jan-Lennard Struff (48º) por 2 sets a 0, na 1ª rodada da chave de simples. As parciais foram de 6/3 e 6/4, em 1h16 de jogo. Com o resultado, Thiago se despede da competição.
Silvana Lima (surfe)
Silvana se despediu das Olimpíadas de Tóquio na última segunda-feira (26). A cearense acabou eliminada nas quartas de final do surfe feminino ao ser superada pela americana Carissa Moore, melhor surfista da temporada 2021 do circuito mundial.
A americana se impôs na bateria desde o início, se colocando sempre na dianteira do marcador, encaixando as melhores ondas. Ao fim da disputa, Moore somou 14.26 pontos contra 8.30 da cearense, garantindo sua vaga para as semifinais do torneio.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Adriana Cardoso (handebol)
Com a cearense Adriana Cardoso, a Doce, a seleção brasileira de handebol feminino já fez duas partidas. Estreou com empate com a equipe do Comitê Olímpico Russo, atual campeã olímpica, na noite do último sábado (24), em 24 a 24. Adriana ficou parte da partida no banco, mas entrou no decorrer e foi importante reação do time brasileiro, deixando sua marca em partida. Na segunda partida, o Brasil venceu a Hungria, na última segunda-feira (26), por 33 a 27, chegando a três pontos no Grupo B. Na terceira rodada, o Brasil vai enfrenta a Espanha, em duelo marcado para quarta-feira (28), às 23h.
Quem não ainda não competiu
O Ceará ainda terá mais três representantes nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que entrarão em ação nos próximos dias. Duas delas, no atletismo: Ana Cláudia Lemos (que integra o time brasileiro que disputa o revezamento 4 x 100 metros) e Laila Ferrer (lançamento de dardo). O outro representante é Marlon Zanotelli, que integra a equipe brasileira de hipismo. Ele é natural de Imperatriz-MA, mas tem raízes no Ceará, já que cresceu e começou a competir no esporte em Fortaleza.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.