Portal GCMAIS

Sete representantes cearenses já competiram pelo menos uma vez nas Olimpíadas de Tóquio; confira o desempenho

Vittoria Lopes, Luiz Altair e Rebecca estão entre os cearenses que competem em Tóquio. Fotos: Divulgação/COB

Os Jogos Olímpicos de Tóquio, que começaram na última sexta-feira (23), contam com 10 representantes cearenses, que integram a delegação de 302 atletas do Brasil que luta por medalhas em solo japonês.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Cinco cearenses já finalizaram suas participações: Vittoria Lopes, Silvana Lima, Luiz Altamir, Thiago Monteiro e Manoel Messias. Outros dois seguem disputando partidas, caso de Adriana ‘Doce’ e Rebecca. Mais três competidores entrarão em ação nos próximos dias: Marlon Zanotelli, Ana Cláudia Lemos.

Confira o desempenho dos cearenses nas Olimpíadas de Tóquio:

Rebecca (vôlei de praia)

Rebecca é cearense e Ana Patrícia é mineira. Foto: Miriam Jaske/COB

Publicidade

A cearense Rebecca, que faz dupla Ana Patrícia, já fez duas partidas na competição de vôlei de praia feminino. Até aqui, somam uma vitória e uma derrota. Nesta terça-feira (27), a dupla foi derrotada por Tina Graudina e Anastasija Kravcenoka, da Letônia, por 2 sets a 1 (parciais de 15/21, 21/12 e 12/15), no Parque Shiokaze.

Na estreia do grupo D, Ana Rebecca e Patrícia superaram as quenianas Gaudencia Makokha e Brackides Khadambi por 2 sets a 0. Agora, Ana Patricia e Rebecca enfrentam Kelly Claes e Sarah Sponcil na próxima sexta-feira (30), a partir das 21h (horário de Brasília), em busca de uma vaga para as oitavas de final.

Rebecca comentou a expectativa do jogo da próxima sexta contra a dupla norte-americana: “É um jogo parecido com o nosso [das americanas], jogam com a bola mais baixa, é um jogo que encaixa, não vai ser fácil. Mas vamos estudar bem as duas para apresentarmos uma boa partida”.

Luiz Altamir (natação)

Luiz Altamir tem 25 anos e nasceu em Boa Vista-RO, mas foi criado e começou a andar em Fortaleza. Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA.

Cearense de coração, Luiz Altamir se classificou para os Jogos para integrar o time brasileiro que disputou o revezamento 4 x 200 metros da natação. Na final da disputa, realizada nesta terça-feira (27), o Brasil terminou na oitava, e última, posição. A prova foi realizada nesta quarta-feira (28) no Centro Aquático da capital japonesa. O jovem quarteto formado por Fernando Scheffer, Murilo Sartori, Breno Correia e Luiz Altamir cravou o tempo de 7min8s22, quase meio segundo acima da marca feita na eliminatória, que também rendeu a eles o oitavo lugar. Essa foi a 2ª participação de Luiz em Jogos Olímpicos, que tem 25 anos e estreou em olimpíadas na Rio-2016.

Vittoria Lopes (triatlo)

Vittoria foi a primeira brasileira a cruzar a linha de chegada. Foto: Gaspar Nóbrega/COB

A cearense Vittoria Lopes disputou nesta segunda-feira (26) a prova do triatlo feminino, realizada no Odaiba Marine Park, um dos principais pontos turísticos de Tóquio. Com o tempo de 2 horas, 3 minutos e 9 segundos, Vittoria cruzou a linha de chegada de 28º lugar, melhor colocação entre as duas brasileiras que participaram da prova, que contou também com Luisa Baptista, que fechou em 32º lugar.

Vittoria começou a prova num ritmo forte e fechou a etapa de natação em 2º lugar. A cearense seguiu bem na disputa do ciclismo, figurando entre 6º e o 7º tempo. Contudo, na transição para a última disputa, a corrida de 10km, perdeu posições e ficou distante do pelotão que brigou por medalhas. Aos 25 anos, Vittoria, que é filha da multicampeã Hedla Lopes, fez sua primeira participação em Olimpíadas.

Manoel Messias (triatlo)

Messias terminou a prova em 1 hora, 48 minutos e 11 segundos. Foto: COB/Divulgação

Único representante brasileiro na prova individual masculina do triatlo (modalidade que reúne disputas de corrida, nado e ciclismo), Manoel Messias terminou a prova 28º lugar entre 49 participantes. Ele completou o percurso 1 hora, 48 minutos e 11 segundos.

A medalha de ouro da prova do triatlo masculino ficou com o norueguês Kristian Blummenfelt,com o tempo de 1 hora, 45 minutos e 4 segundos. A prata ficou com o britânico Alex Yee. O neozelandês Wayden Wilde fechou o pódio, ficando com o bronze.

Thiago Monteiro (tênis)

Thiago Monteiro é o tenista nº 1 do Brasil no ranking da ATP

O cearense Thiago Monteiro entrou em quadra no 1º dia das disputas do tênis em Tóquio. Melhor tenista brasileiro no ranking da ATP (95º), o cearense acabou superado pelo alemão Jan-Lennard Struff (48º) por 2 sets a 0, na 1ª rodada da chave de simples. As parciais foram de 6/3 e 6/4, em 1h16 de jogo. Com o resultado, Thiago se despede da competição.

Silvana Lima (surfe)

Silvana Lima é natural de Paracuru. Foto: Miriam Jeske/CBR

Silvana se despediu das Olimpíadas de Tóquio na última segunda-feira (26). A cearense acabou eliminada nas quartas de final do surfe feminino ao ser superada pela americana Carissa Moore, melhor surfista da temporada 2021 do circuito mundial.

A americana se impôs na bateria desde o início, se colocando sempre na dianteira do marcador, encaixando as melhores ondas. Ao fim da disputa, Moore somou 14.26 pontos contra 8.30 da cearense, garantindo sua vaga para as semifinais do torneio.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Adriana Cardoso (handebol)

Adriana marcou e teve uma atuação de destaque contra a Rússia. Foto: Wander Roberto/COB

Com a cearense Adriana Cardoso, a Doce, a seleção brasileira de handebol feminino já fez duas partidas. Estreou com empate com a equipe do Comitê Olímpico Russo, atual campeã olímpica, na noite do último sábado (24), em 24 a 24. Adriana ficou parte da partida no banco, mas entrou no decorrer e foi importante reação do time brasileiro, deixando sua marca em partida. Na segunda partida, o Brasil venceu a Hungria, na última segunda-feira (26), por 33 a 27, chegando a três pontos no Grupo B. Na terceira rodada, o Brasil vai enfrenta a Espanha, em duelo marcado para quarta-feira (28), às 23h.

Quem não ainda não competiu

Natural de Jaguaretama, Ana Cláudia está indo para sua 4ª Olimpíada. Foto: Arquivo Pessoal

O Ceará ainda terá mais três representantes nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que entrarão em ação nos próximos dias. Duas delas, no atletismo: Ana Cláudia Lemos (que integra o time brasileiro que disputa o revezamento 4 x 100 metros) e Laila Ferrer (lançamento de dardo). O outro representante é Marlon Zanotelli, que integra a equipe brasileira de hipismo. Ele é natural de Imperatriz-MA, mas tem raízes no Ceará, já que cresceu e começou a competir no esporte em Fortaleza.

Sair da versão mobile