A cearense Edênia Garcia encerrou sua participação nos Jogos Paralímpicos de Tóquio neste domingo (29). Após garantir vaga na final dos 50 metros costas na categoria S3, a nadadora cratense terminou a prova em 8º lugar.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Apesar de não ter subido ao pódio, Edênia deixa o solo japonês fazendo história, com sua quinta participação em paralimpíadas. Ela competiu 2004, 2008, 2012, 2106 e agora 2021. Já soma no currículo três medalhas, sendo duas de prata e uma bronze. Além disso, é a única nadadora paralímpica do Brasil com cinco medalhas de ouro em mundiais de natação paralímpica.
Em postagem nas redes sociais, Edênia agradeceu o carinho de todos pela torcida e fez uma rápida avaliação de sua performance. “Confesso que o resultado não foi nem próximo do que treinei e esperava. Em outro momento venho conversar com vocês sobre meu último um ano e meio; não foi fácil e isso refletiu no resultado de hoje”, disse atleta, logo após o resultado da prova.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Edênia, de 34 anos, também havia se classificado para disputar a prova dos 100 metros livros S3, mas decidiu, em consenso com a equipe do Brasil de natação paralimpíca, não disputar a prova. Com isso, finalizou sua participação nessa edição dos Jogos. “Agora, vou aproveitar os últimos dois dias aqui na Vila Olímpica, descansar a cabeça e conhecer a melhor a vila”, declarou a atleta, em vídeo postado nas redes sociais.