Portal GCMAIS

Estádio Presidente Vargas completa 80 anos nesta terça-feira (14); saiba quando o PV deve ser reaberto

O estádio está em obras desde 22 de julho deste ano. Foto: Prefeitura de Fortaleza/Divulgação

Xodó do torcedor cearense, o estádio Presidente Vargas é o mais novo integrante do clube dos octogenários. Nesta terça-feira (14), o PV completa 80 anos de história. Mas sem festa, diferente do programação musical-artística que marcou a inauguração da praça esportiva, na noite do dia 14 de setembro de 1941, no bairro do Benfica, em Fortaleza.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Desta vez, o aniversário do PV será marcado pelo barulho das máquinas e dos operários, que estão à frente da reforma do gramado do estádio. Os trabalhos, que visam a implantação de um novo sistema de terraplanagem, drenagem e instalação de sistemas de irrigação automatizado, começaram no 22 de julho deste ano.

Registro desta terça-feira (14), mostrando o estágio atual da reforma. Foto: Alano Maia/Grupo Cidade

Com orçamento de R$ 1.946.899,79, a obra tem previsão de entrega de seis meses. Ou seja, pelo cronograma, o PV estaria de novo à disposição no fim de janeiro de 2022. Mas a gestão municipal é cautelosa quanto à reabertura. O prefeito José Sarto projeta o retorno ao longo do primeiro semestre do próximo ano, quando a praça esportiva voltará a ser palco de treinos e jogos das equipes locais.

Publicidade

O último jogo

O último jogo disputado no estádio completa um ano e meio nesta quarta-feira (15). Já sem torcida, por conta da pandemia, o PV foi palco do jogo entre Ferroviário e Pacajus – que o time coral venceu por 1 a 0, no dia 15 de março, pelo Campeonato Cearense. Logo na sequência, o estádio foi fechado para servir de Hospital de Campanha para o tratamento de pessoas com covid-19. A unidade hospitalar, que atendeu mais de mil pacientes, funcionou por cinco meses, de abril a setembro de 2020.

O último jogo disputado foi realizado no dia 15 de março de 2020, entre Ferroviário e Pacajus, pelo Estadual. Foto: Rochele Nogueira/FAC

Foram oito meses de inatividade, entre o período que o hospital de campanha foi desativado e o início das obras de reforma. A promessa é que, depois de pronto, o estádio passe a contar com um gramado com “qualidade superior ao anteriormente utilizado” e no mesmo padrão do utilizado na Arena Castelão, passando a contar também com grama bermuda celebration, padrão Fifa.

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Ao longo de sua história, o estádio Presidente Vargas foi palco de momentos memoráveis, como o milésimo jogo de Pelé pelo Santos em 1972. Foi ainda palco de jogos da seleção feminina de futebol (em 2016) e da seleção master (em 2020) que foi Tetra na Copa do Mundo em 1994. Para além do futebol, já foi palco de eventos religiosos (como o Queremos Deus) e shows musicais. É o 2º maior estádio do futebol cearense, com capacidade para 20.166 espectadores, ficando atrás apenas da Arena Castelão, que recebe mais de 60 mil torcedores.

Sair da versão mobile