Campeonatos de esportes de remo movimentam a Beira Mar neste sábado (4) | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
NO MAR
Campeonatos de esportes de remo movimentam a Beira Mar neste sábado (4)
Uma grande festa da família do remo, celebrando a prática do Stand Up Paddle e o VA’A em nossa Região 
REDAÇÃO GCMAIS
Postado em 3 de dezembro de 2021
Campeonatos de esportes de remo movimentam a Beira Mar neste sábado (4)
Canoa havaiana é uma das modalidades que virou febre na Beira-Mar. Foto: Divulgação

Cartão postal de Fortaleza,  Beira Mar está se tornando também a casa dos esportes aquáticos da Capital. Neste sábado (4), o local recebe duas competições de esporte à remo: a primeira etapa do Circuito Cearense de Sup Race – também conhecido como  Stand-Up Paddle Race – e a terceira etapa do Cearense de Va’a (canoagem havaiana).

A base do torneio está montada na Ceará Sup Club, que fica na Praia da Índia, próximo à orla do Mucuripe. As atividades começam às 7h e seguem até às 17h.

A organização dos torneios de remo fica a cargo da Associação de Stand-Up Paddle do Ceará (Asup-Ce), ONG criada para desenvolver o esporte de forma padronizada, em acordo com a Confederação Brasileira de Stand Up Paddle (CBSUP).

Nos últimos anos a ASUP realizou mais de 100 eventos pelo Ceará, promovendo a inclusão de pessoas, a saúde e o desenvolvimento do esporte no Estado. 

Sobre o stand up paddle

Sobre as duas modalidades, vale destacar o stand-up paddle, também conhecido como remo de pé ou surfe de pé, o esporte praticado individualmente.

Sobre a Canoa Havaiana

Já a canoagem havaiana, ou canoa da polinésia, é um esporte em equipe, que surgiu na região do triângulo polinésio e originalmente chamada de va’a, no Tahiti; wa’a, no Hawaii ou waka, na Nova Zelândia. A canoa havaiana pode ter até 15 metros de comprimento e pesar 150 kg durante a competição.

Sobre a canoa havaiana

Canoa Havaiana ou Canoa Polinésia, são nomes nacionalizados para denominar o esporte, que surgiu na região do triângulo polinésio e originalmente é conhecido como Va’a, Wa’a ou Waka (Va’a no Tahiti; Wa’a no Hawaii; Waka na Nova Zelandia).

A cultura da canoa existe há mais de três mil anos e as canoas foram inicialmente usadas pelos povos polinésios com a necessidade de colonizar novas terras na região Polinésia, que é um conjunto de ilhas no Oceano Pacífico, entre a Austrália e Estados Unidos, incluindo Hawaii e Tahiti, este que faz parte da Polinésia Francesa.

No Brasil, a chegada da canoa havaiana foi no final do ano 2000, em Santos, com a primeira canoa importada dos Estados Unidos e batizada de Lanakila, assim, a  cidade se tornou grande polo de bases de canoas. 

Serviço

Campeonato Cearense de Canoa Havaiana e Stand-Up Paddle
Data: 4 de dezembro de 2021 (sábado)
Horário: das 7h às 17h
Local: Av. Beira Mar, nº 3958, em Fortaleza.
Mais informações: (85) 3025-5612


Deixe seu comentário